Prefeitura e Polícia Civil reforçam parceria
O prefeito municipal, Sandro Roberto Maciel recebeu em seu gabinete a visita do novo delegado regional do Vale do Araranguá, Ari Souto Riva e do coordenador da Central de Polícia Civil, Jorge Giraldi. Durante encontro realizado na tarde de quinta-feira, dia 15, os três debateram assuntos como a instalação da nova sede do Departamento de Investigação Criminal (Dic) na área do antigo aeroporto municipal.
De acordo com o chefe do executivo, a prefeitura já viabilizou junto a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) a doação de um terreno para abrigar a nova sede do DIC. Agora falta resolver os trâmites burocráticos e desenvolver o projeto do novo espaço físico, explicou.
Estagiários e apoio
Sandro Maciel aproveitou para destacar o bom trabalho feito no município pela Polícia Civil afirmando que, tanto comunidade quanto poder público são parceiros da corporação. “Realizamos várias ações em conjunto. Os delegados Ari Souto Riva e Jorge Giraldi solicitaram e o município vai providenciar algumas melhorias na estrutura do prédio do Ciretran, situado na Rua Regimento Barriga Verde, no Centro. Além disso ficou acertado que será ampliada a quantidade de estagiários para a corporação. Através do convênio mantido com o município serão disponibilizados quatro jovens para exercer atividades profissionais junto a Polícia Civil”, explicou Sandro.
Centro da Cidadania
O município de Araranguá conquistou junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) a doação de uma área de 750 mil metros quadrados para a implantação do chamado Centro da Cidadania, na Avenida 15 de Novembro, a antiga área do aeroporto.
Alicerçado nessa decisão da SPU, o município está definindo de forma estratégica a ocupação de uma região territorial que até pouco tempo estava estagnada tanto em relação a sua ocupação, quanto ao desenvolvimento.
O prefeito Sandro Roberto Maciel ressalta que a ocupação racional e planejada do terreno possibilitará a criação do Centro da Cidadania. Isto, entre outros benefícios, facilitará o acesso da população a vários serviços e contribuirá para desafogar o trânsito no Centro da cidade.
O prefeito revela que existe um projeto urbanístico integrado para a área, na qual já estão instalados os campi do IFSC e da UFSC, a Unidade de Pronto Atendimento (Upa 24h), a Escola de Educação Infantil Professora Bernadete Costa Nolla, o Residencial Flor do Campo e uma academia pública de saúde. “As obras do estádio municipal de futebol serão iniciadas ainda em 2015 e o Centro de Convivência da Terceira Idade, que será o maior da região sul do estado, deve estar concluído até o final do primeiro semestre deste ano” anunciou Sandro.
Além disso, conforme o prefeito, o campus do IFSC recebeu a doação de mais terrenos, que ficam localizados ao lado do atual. Nesse espaço estão sendo construídos prédios que abrigarão laboratórios, oficinas e novos cursos. Também existem projetos para que a futura sede da prefeitura, o espaço do Centro Municipal de Eventos e o Parque Municipal de Máquinas possam instalar-se na área do antigo aeroporto municipal.
A Secretaria Municipal de Planejamento tem intensificando ações para que órgãos públicos como Polícia Civil, Polícia Militar, uma agência do Ministério do Trabalho e Emprego, Corpo de Bombeiros, Cidasc, Tribunal Regional do Trabalho– Vara do Trabalho de Araranguá, próprias na área. Também existe um projeto para que a nova sede do Paço Municipal seja construída na área do antigo aeroporto.