Centro Pop oferece atendimento especializado às pessoas que vivem em situação de rua no município

Araranguá contará a partir de terça-feira, dia 08, a partir das 9h, quando será realizada a solenidade de inauguração, de um local especializado para a continuidade de todas as ações desenvolvidas em atendimento às pessoas que vivem em “situação de rua” na cidade.

O Centro POP (Casa de Atendimento aos Moradores de Rua), que terá sede na Rua Governador Irineu Bornhausen, Centro, é um local de efetivo trabalho da Secretaria de Assistência Social e Habitação no suporte para moradores de rua e aos chamados passantes, em uma estrutura que oferece serviços específicos visando dar uma melhor qualidade de vida a essas minorias.

O atendimento à população de rua e viajantes será feito com serviço de abordagem social ou busca espontânea, seguido de entrevista, com finalidade prioritária de retorno familiar. A sede do programa conta com espaço para higiene pessoal, alimentação e, ainda, com espaço para descanso. Além disso, o Centro POP encaminhará os moradores de ruas para oficinas socioeducativas e à rede de assistência social do município. Após cadastro e identificação, a pessoa será encaminhada para tratamento de saúde e comunidades terapêuticas, além de receber orientação sobre acesso à documentação civil e oferta de cursos de capacitação.

O secretário municipal de Assistência Social e Habitação, Eduardo Merêncio, Chico, destacou a importância da entrega do Centro POP, local que incrementará o serviço já realizado pela Secretaria, no atendimento às pessoas que vivem em situação de rua. “Este novo espaço dará qualidade às ações diárias de tratamento dessas pessoas”, disse, mencionando que o local, terá leitos masculinos e femininos. Além disso, ele apontou que o local trabalhará na identificação e cadastro para que estas sejam encaminhadas aos programas oferecidos pela Prefeitura, principalmente na área da assistência social.

JUSTIÇA SOCIAL

O prefeito Sandro Maciel apontou a importância da ampliação das ações ligadas ao desenvolvimento social no município, com a inauguração do Centro POP. Ele destacou todos os investimentos que a Prefeitura desenvolve em diversas áreas, que também visam à inclusão social, a exemplo da cultura e do esporte. Sobretudo, salientou a importância da equipe dos servidores da Secretaria que, segundo ele, têm papel fundamental para que as ações sejam eficazes. “Temos a missão de fazer a justiça social no município”, disse.

Esta será a décima terceira de um total de 40 obras públicas que a Prefeitura de Araranguá planeja entregar a comunidade até o final de 2014. “São obras indicadas pela própria comunidade, por isso contemplam diferentes comunidades e vários segmentos da esfera pública. O objetivo principal é garantir melhor qualidade de vida para a população”, disse Sandro Maciel.

CENTRO POP

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centro Pop, é a unidade pública e estatal, de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Todo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua deve ofertar o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. A unidade deve representar espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia e estimular, além disso, a organização, mobilização e a participação social.