Equipe do Programa de Ressocialização encontra entulhos abandonados em via pública
Na terça-feira, dia 26, a equipe de oito apenados, que participa do Programa de Ressocialização, firmado entre Prefeitura de Araranguá, Presídio Regional de Araranguá e Governo do Estado (Departamento Prisional), precisou usar muita força para recolher sofás velhos, madeira, restos de construção e eletrodomésticos abandonados em plena via pública por alguns moradores do bairro Urussanguinha. No local acontece nesta semana o serviço limpeza pública.
O montante de material recolhido causou surpresa até no chefe de equipe, Joacir Alexandre, o Ci. Segundo ele, só na Rua Manoel Marcelino de Souza foram retirados 60 metros cúbicos de objetos descartados junto ao passeio público ou na beira da rua. “Além do serviço de capina, da poda de árvores e da limpeza, tanto da calçada, quanto da rua, providenciamos a desobstrução e manutenção das bocas de lobo. Havia garrafas pet, latas de alumínio, papel e muita areia depositados no interior destas estruturas. Isso inviabilizava a vazão da água, então tivemos que fazer uma ação preventiva, seguindo a orientação da Secretaria de Obras”, explicou.
Ainda de acordo com Joacir Alexandre, durante a realização do serviço, ele orienta os moradores para que ajudem a conservar as vias públicas limpas. “O destino final de madeiras, eletrodomésticos e móveis velhos é responsabilidade dos proprietários. Se cada cidadão fizer sua parte, com certeza nossa cidade estará mais limpa, bonita e higienizada”, afirmou.
A limpeza pública pelas ruas do bairro continua pelo menos até o final desta semana. A equipe do Programa de Ressocialização trabalha sete horas diárias, entre segunda e sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 até às 15h30.