Secretaria de Educação, Cultura e Esportes > Departamento de Cultura

APRESENTAÇÃO

O Departamento de Cultura (DC) iniciou suas atividades em 1983, vinculado à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, com sede junto à Prefeitura Municipal de Araranguá.

Em 1994, como forma de atribuir maior espaço à área cultural, foi criada a Fundação Cultural de Araranguá (FCA).

Em 1997 o DC foi reativado, passando a ser vinculado à Secretaria Municipal de Educação, com as atribuições da FCA, que não foi extinta, mas ficou desativada. A Secretaria passou a ser denominada Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SECE).

Em 1998, o município adquiriu o prédio que antes havia sediado alguns bancos, que passou a ser o espaço próprio do Centro Cultural de Araranguá e do DC.

Durante a trajetória deste órgão público, foram desenvolvidas ações que possibilitaram à população mais acesso à cultura e ao autoconhecimento social e cultural, por meio de diversas ações voltadas à educação patrimonial.

Tais ações fomentaram planejamentos e as condições políticas necessárias à criação, em 2009, do Museu Histórico de Araranguá, instalado no andar térreo do Centro Cultural.

Em 2013 o DC passou a fazer parte da Subsecretaria de Cultura, órgão extinto em 2017, ficando o Departamento novamente vinculado à SECE.

A partir de 2017, o DC ampliou as suas atividades, implementando novos projetos, entre eles as ações de Educação Patrimonial, tanto no próprio Museu, com diversas exposições em seu espaço, quanto junto às escolas, como por exemplo o Projeto “Museu na Escola”.

O DC atuou de forma integrada junto ao público de artistas, produtores, ativistas culturais e pesquisadores, possibilitando maior protagonismo e apropriação dos espaços de cultura. Em 2018 realizou a Conferência Municipal de Cultura (CMC), que foi o primeiro passo para a implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMS).

Após a CMC de 2018, o Departamento de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais passam a caminhar juntos, aprovam o Plano Municipal de Cultura (PMC) e organizam o Prêmio Literário Ayres Koërig em 2019, em parceria com a Biblioteca Municipal Luis Delfino. Ainda, instituíram a plataforma denominada Mapeamento Cultural e encaminharam todo o processo da Lei Aldir Blanc em 2020.

O DC inicia novas etapas no ano de 2021, com o intuito de concluir o processo do Sistema Municipal de Cultura, fortalecer a parceria com o Conselho de Politicas Culturais e realizar ações indicadas pelo Plano Municipal de Cultura.

Texto: Micheline Vargas de Matos Rocha