Gabinete do Prefeito > Departamento de Turismo

APRESENTAÇÃO

O Departamento Municipal de Turismo de Araranguá, é vinculado ao Gabinete do Prefeito, compete ao departamento Coordenar os serviços de gestão e promoção turística, administrando o pessoal, o expediente e o material necessário ao seu bom funcionamento.
A principais funções são por meio :

*Promover o Turismo Municipal através de incentivos a empreendimentos turísticos *Divulgar os pontos de interesse aos munícipes e turistas que aqui visitam. Divulgar o Município por intermédio de eventos tradicionais existentes no calendário turístico cultural.

*Incentivar a realização de eventos folclóricos, tradicionais e socioculturais, em conjunto com o Departamento de Cultura. Representar e divulgar o Município em eventos de diversas naturezas de âmbito interno e externo, como feiras, meetings etc.

Apresentar as potencialidades turísticas, bem como as nossas belezas naturais, citando como exemplo, Balneário Morro dos Conventos, com sua falésias, dunas e trilhas, e Balneário Ilhas, uma comunidade pesqueira, que leva o turista. Voltar ao tempo, das antigas comunidades tradicionais com belezas naturais, culturais e seu modo de viver, fazendo com que o turista tenha o que chamamos de Turismo de Experiência.

O Departamento de Turismo, é responsável, pela demanda turística tanto na temporada de verão, quanto na temporada de inverno. Planejando e executando ações, eventos e projetos, que visem manter a cidade sempre em movimento.

Compete também ao Departamento de Turismo, fomentar o trade turístico, por meio da criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) , criar o Plano Municipal de Turismo, bem como ,por meio do Plano Municipal de Turismo, se reunir com o Prefeito, e solicitar a abertura do Fundo Municipal de Turismo.

O Departamento de Turismo é um órgão facilitador e orientador para o Trade Turístico do Município de Araranguá, visando sempre a visão, de estar construindo uma ponte com a Sociedade Civil e a Administração Pública Municipal, pois ambas, caminham com o mesmo sentimento de que um Turismo Organizado, traz fortalecimento, crescimento e desenvolvimento econômico para o Município de Araranguá.