HRA: Resultado de audiência na capital é discutida entre vereadores.

Decisão do Governo de rescindir o contrato com a SPDM repercutiu na sessão de quarta, 08. Presidente da Câmara vai compor a comissão de representantes da região que fiscalizará a nova contratação

Araranguá

Em atendimento ao requerimento do vereador, Pedro Paulo de Souza, aprovado na última semana, a gerente regional de Saúde, Patrícia Paladini, participou da sessão desta quarta, 08, para discutir sobre a atual situação do Hospital Regional de Araranguá, e quais encaminhamentos serão dados com relação a atual gestão, foco de muitas reclamações da população.

A participação de Patrícia foi providencial na sessão, já que aconteceu também nesta quarta uma reunião na capital envolvendo o alto escalão do governo do Estado e prefeitos da região da Amesc, que cobravam providências. Na audiência em Florianópolis, esteve o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco, e o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso.

Ouvida em plenário, a gerente regional confirmou como porta-voz do governo, que o contrato com a atual gestora do HRA, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, será rescindido em breve. “A intenção do governo é tomar esta providência em até um mês, mas as questões legais desta rescisão serão analisadas para não termos problemas. O contrato com a SPDM finaliza em Maio de 2018, mas até lá uma nova contratação deve ser feita através de uma nova licitação”, explicou, Patrícia, que também afirmou que a mesma empresa que fará a gestão do hospital, ficará responsável por administrar a Policlínica que ainda não foi inaugurada, mas atenderá todo o Vale.

A SPDM recebe atualmente cerca de R$ 4 milhões mensais para administrar o HRA, e a informação dada na reunião foi que o contrato com a próxima gestora terá incremento de R$300 mil por agregar a Policlínica.

Papel da comissão

Além da própria gerente regional, do presidente da Amesc, prefeito de Morro Grande, Valdionir Rocha, a secretária de saúde de Araranguá, Evelyn Elias, o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso, vai integrar a comissão que acompanhará a contratação da nova gestora do hospital regional. “A comissão vai brigar para os termos do novo contrato se adequarem as necessidades reais da região e não as conveniências apenas das partes”, garantiu o presidente.

A comissão deve se reunir na próxima segunda, 13, para começar definir o trabalho que será realizado.