PROJETO ARCO-ÍRIS

O Projeto Arco-Íris já nasce grande: na primeira edição do evento foram recolhidos, junto às margens do Rio Araranguá, mais de 5 toneladas de materiais.

O projeto aconteceu neste sábado, dia 4, e mais de cinco toneladas de materiais entre pneus, geladeiras, sofás, colchões, louças sanitárias, estavam depositados nas margens do Rio Araranguá.

Aproximadamente 150 voluntários participaram da ação, que iniciou pela manhã e se prolongou até o início da tarde. “Esta é a primeira edição deste evento, cujas finalidades são aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância do meio ambiente e da água, bem como recolher estes materiais equivocadamente depositados nas margens do Rio Araranguá e orientar para que o descarte seja feito de maneira correta”, destacou o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa.

Já o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, elogiou a beleza da região de Ilhas e do Rio Araranguá: ”A impressão é que Deus pintou um quadro nesta região, que possui uma natureza ímpar e precisa de ações como esta para despertar a conscientização sobre a importância de preservar’, disse.

A primeira dama do Município, Dione Cesa, observou que o Rio constitui-se numa das maiores belezas da cidade. “Esta região merece atenção, carinho e investimento. Cada um de nós pode contribuir ajudando na preservação! Temos oportunidade de deixar este exemplo como um legado positivo”.

O Superintendente da FAMA, Maureci Raul Rodrigues, não escondeu sua satisfação e alegria com o sucesso do evento: ”Expresso minha gratidão a todos os voluntários e apoiadores pelo intenso trabalho e dedicação deste sábado. Graças a garra, disciplina e união conseguimos recolher aproximadamente cinco toneladas de materiais maléficos ao Rio Araranguá e a mata ciliar’, afirmou.

Maureci também antecipou que o plano é realizar a segunda edição do Projeto Arco-Íris já em fevereiro de 2022. Ele também enalteceu o incentivo do Poder Público Municipal que jamais avaliou a possibilidade de fechar à FAMA, órgão importante para a preservação do meio ambiente municipal.

A vereadora Maria Helena Périco da Silva (Lena), salientou que as principais atribuições das protetoras da fauna e flora municipal é zelar e preservar. ‘Enquanto me dirigia para este evento, no Balneário Ilhas, constatei a enorme quantidade de turistas que utilizam a balsa para chegar aqui. Isto só demonstra o gigantesco potencial deste lugar. A natureza é nosso maior tesouro’.

Também prestigiaram o 1º Projeto Arco-Íris autoridades como o Secretário de Administração, Rony da Silva, o Secretário de Governo, Afrânio Ronconi, o presidente da Câmara de Araranguá, Diego da Rosa Pires, o vereador Paulinho Souza e dentre outros.

A realização do evento esteve a cargo do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), enquanto que a Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) e a Prefeitura de Araranguá assumiram a organização.

Além disso, a ação contou com apoio de diversas entidades e cidadãos dedicados à preservação da natureza: Polícia Ambiental, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Unesc, UFSC, Educamar, Colônia de Pescadores Z-16, Pescadores de Caniço, Lena Périco, Comitê Araranguá, Afluentes do Mampituba, Leko Náutica, grupos de Canoagem, Jets Ski, Caiaques, Surf e Stand Up-Paddle.