CONHEÇA O PROJETO GOLFINHO
O Projeto Golfinho é um programa de atividades educativas sobre a segurança nas praias, rios e lagos. É oferecido todos os anos, durante a Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Neste projeto, são trabalhados aspectos da prevenção e conscientização dos perigos no mar, cidadania e meio ambiente com as crianças. Em Araranguá, a faixa etária para participar é entre 7 e 11 anos.
As inscrições são gratuitas e para fazer parte, basta ir ao Posto Guarda-Vidas Central, localizado no Morro dos Conventos ou se inscrever de forma online pelo link: https://linkme.bio/cbmsc.amesc/.
O projeto possui um cronograma, normalmente aos finais de semana, quando tem mais movimento nas praias e inicia a partir das 9h. As crianças participantes recebem camiseta e diploma, além de garantir muitas brincadeiras informativas sobre os perigos nas águas.
IDEALIZAÇÃO DO PROJETO
O CBMSC em parceria com o Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), desenvolveu o Projeto Golfinho na temporada de verão de 1998/99.
O objetivo do projeto é conscientizar as crianças de forma lúdica, alternando momentos de aprendizagem e diversão, fazendo com que tomem atitudes preventivas e disseminem essas ideias entre os familiares e as pessoas da comunidade.
Deste modo, o projeto informa o público jovem sobre os eventuais riscos oferecidos pelo mar e orientam para uma utilização segura das praias catarinenses. Assim como, incentivam atitudes de respeito e convívio harmônico com este ambiente, através de aulas de cidadania e educação ambiental.
Mais de 30% dos acidentes registrados durante os meses de verão nas praias catarinenses, ocorrem com crianças de até 14 anos. No intuito de reduzir essa estatística e realizar um trabalho preventivo, foi desenvolvido o projeto.
Neste período, cresce o número de registros de acidentes ligados ao banho de mar, o que decorre principalmente do desconhecimento das características naturais das praias e das formas de utilização destes ambientes por seus usuários.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO