MERENDA ESCOLAR EM UM AMBIENTE DE QUALIDADE
A Administração Municipal de Araranguá e a Secretaria de Educação, prezam pela qualidade e armazenamento dos alimentos que serão distribuídos nas escolas, para o consumo de seus 5.607 alunos.
Para que isso fosse possível, a Secretaria teve que retirar o Depósito da Merenda Escolar, do Bom Pastor. Pois o local era pequeno e não correspondia mais com um ambiente para manter alimentos. Visto que, se encontrava em má situação.
Este ano, a merenda escolar recebeu um novo espaço para armazenar os alimentos. Agora, eles estão em um ambiente recém construído, amplo e arejado, localizado aos fundos do paço municipal. O local tem 292,72m² e contou com R$ 92.807,44 de investimento.
Atualmente, todos os alimentos encontram-se em um mesmo local, mas com salas individualizadas, sendo separadas por: secos, refrigerados e congelados. O espaço também conta com novas prateleiras e área administrativa.
REFEIÇÕES
O principal objetivo da merenda escolar do município, é proporcionar aos seus alunos, uma refeição balanceada, segura e adequada, com o acompanhamento de uma nutricionista. Ela elabora refeições variadas e ricas em nutrientes, conforme a faixa etária das crianças.
Segundo a nutricionista Ana Cláudia, os cardápios são elaborados de acordo com a Resolução 06 de maio/2020 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que busca cumprir todas as exigências nutricionais nela descritas.
”Aumenta o consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Os alimentos processados e ultraprocessados, estão cada vez mais restritos nos cardápios, o que os torna mais saudáveis”, destaca Ana.
Conforme o Coordenador da Merenda Escolar, Christian de Souza, atualmente o município atende 40 unidades de Ensino. ”Em torno de 4 toneladas de alimentos são distribuídas semanalmente. A central distribui os alimentos para todas as escolas e instituições conveniadas. Em seguida, as refeições são produzidas nas unidades pelas merendeiras”, destaca o Coordenador.
Lembramos, que a merenda escolar tem o intuito de complementar à alimentação, seguindo os valores de referência preconizados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar. Além de passar conhecimento aos seus alunos, a educação também cumpre um outro papel fundamental na vida de seus estudantes. O de desenvolver uma alimentação saudável.
Na rede pública principalmente, a alimentação é importante, pois muitos alunos vêm de famílias de baixa renda e que passam boa parte do dia na escola. Ou seja, existem alunos que dependem da alimentação escolar para suprir sua carência nutricional.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO