PROGRAMA DE INCENTIVO À PISCICULTURA

O Departamento de Agricultura de Araranguá deu o primeiro passo para a criação dos tanques do Programa de Incentivo à Piscicultura em setembro de 2022, conforme a Lei Municipal n° 3954/2022. Este programa visa contribuir na construção ou ampliação dos tanques para a criação de peixes.

 

É com este programa, que a Administração irá apoiar os piscicultores estabelecidos no município. Assim como, na geração de uma nova fonte de renda e na diversificação da produção primária, por meio do aproveitamento de áreas improdutivas ou de baixa produção de outras culturas.

 

É importante destacar, que a participação é facultada a todos os produtores de Araranguá, que atuam ou que queiram implementar esta atividade, desde que atendam alguns requisitos.

 

Relembrando, que o programa iniciou por um agricultor, com uma estimativa de 20 toneladas, onde foi feito o cultivo da tilápia em uma área de aproximadamente 3 hectares. Atualmente os inscritos são:

 

8 agricultores aptos e interessados;


2 projetos concluídos, sendo que em um foram feitos 2 tanques e em outro foram 3 tanques;


1 está sendo concluído com 2 tanques;


1 com projeto pronto, faltando a topografia que será feita nesta quarta-feira, dia 15.

 

Este programa, é uma ajuda ao agricultor, que agora, passa a ser piscicultor. Assim, ele estará desenvolvendo uma nova economia em Araranguá.

 

Cerca de 10% de toda a produção de tilápia, será destinada à Secretaria de Educação, para fazer parte da merenda escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

 

De acordo com a Lei, fica estabelecido que no mínimo, 70% da produção de peixes que ocorrerem nos tanques construídos por meio do programa, será anualmente destinado à venda para a cooperativa de pescados formada no município, pelo preço médio de mercado, durante o período mínimo de três anos.

 

Lembramos também, que todos os piscicultores já escritos estão seguindo as normas do programa e contam com certificação do curso de Piscicultura Básica para Produtores, realizada através de uma parceria com a EPAGRI.

 

Ressaltamos que, para a prática da piscicultura existe um alto custo inicial e de manutenção da atividade que deverá ser observado por cada interessado, todas as informações serão ministradas no curso.

 

Após uma longa caminhada, este maravilhoso projeto está sendo colocado em prática!

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO