Primeiro Simpósio de Trânsito em Araranguá alerta sobre responsabilidade

A Semana Nacional do Trânsito iniciou oficialmente dia 18 e aconteceu até dia 25 de setembro. Este ano o tema foi “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. Um dos objetivos do tema é discutir a responsabilidade de cada cidadão no trânsito, já que a missão da Semana Nacional do Trânsito, prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro, é oportunizar ao cidadão uma reflexão sobre a responsabilidade como integrante do sistema viário.

Aproximadamente dois milhões de pessoas morrem por ano vítimas de violência no trânsito. O número de feridos é ainda mais alarmante. Um dos fatores causadores deste número é o consumo de bebidas alcoólicas. Com o pensamento de que é através da educação que este quadro poderá ser revertido, o governo do município, através do Departamento de Trânsito, em conjunto com o Centro de Formação de Condutores Sucena, realizou na noite desta terça-feira, 24, o Primeiro Simpósio de Trânsito de Araranguá.

O evento aconteceu no Teatro Célia Belizária de Souza e o público presente foram alunos da Escola de Educação Básica Professora Maria Garcia Pessi. Entre as autoridades, destaca-se a presença do prefeito, Sandro Maciel, presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha), juiz de Direito, Luiz Felipe Canever, delegado Regional de Polícia Civil, Luiz Vanderlei Sala, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nelson de Carlos, major da Polícia Rodoviária Estadual, Darci Rodrigues Júnior, soldado Bombeiro Militar, Donadel, policial Rodoviário Federal, Robson Rodrigues, diretor de Trânsito, Gabriel Gomes e a proprietária da auto escola Sucena, Liziane de Oliveira.

Trânsito seguro e responsável

Para alertar sobre a importância da responsabilidade no trânsito, seis palestras foram ministradas no evento.  O presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha), afirmou que o simpósio é um alerta. “Sabemos que o trânsito tem uma grande demanda em questão de acidentes por causa de drogas, falta de atenção e outros fatores. Este evento é uma oportunidade de reflexão”.

O prefeito, Sandro Maciel destacou a importância do público alvo da palestra. “Os jovens tem muita capacidade de receber a informação, assimilar e colocá-la em prática. Mais até do que os adultos, que já tem a consciência formada sobre o assunto. O tema deste ano é o álcool e o governo do município tem a preocupação sobre assunto, tanto que criamos a Subsecretaria de Políticas Públicas sobre Drogas, que é uma parceira neste simpósio. Que esta semana sirva para que façamos uma reflexão sobre o que queremos da nossa vida”, finalizou.