Centro Pop é inaugurado em Araranguá
A décima quarta de uma série de ações ou obras públicas realizadas pelo Governo do Município iniciou com apresentação de alunos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o coral da Melhor Idade abrilhantou o evento, cantando o Hino de Araranguá.
A inauguração do Centro de Referência especializado para População em situação de Rua (Centro Pop) aconteceu na manhã de terça-feira, dia 08 e contou com a presença de autoridades, imprensa e população.
A unidade deve representar um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolver relações de solidariedade, afetividade e respeito. Ofertar serviço especializado para pessoas em situação de rua, proporcionando vivências para o alcance da autonomia e estimular, além disso, a organização, mobilização e a participação social para que o mesmo possa exercer a cidadania.
O secretário de Assistência Social e Habitação, Eduardo Merêncio (Chico), iniciou seu discurso afirmando que um dos grandes momentos de um cidadão é poder dar um pouco de alegria para as pessoas. “Não podemos fazer tudo o que gostaríamos, mas o pouco que podemos ajudar, já é muito gratificante. Este Centro Pop é um pouco do que podemos oferecer. Agradeço as equipes que trabalharam para que hoje desse tudo certo: assistência social, obras, finanças, compras. Aqui é a realização de um sonho, poder fazer algo para ajudar alguém que precisa é muito gratificante”, relatou.
O secretário também agradeceu a equipe de saúde, na pessoa da secretária Maria Aparecida Costa (Cida), pela parceria. “Já temos moradores de rua que estão recebendo tratamento de saúde. Temos um cidadão, por exemplo,com tuberculose, que há quatro meses vai à secretaria de Saúde receber os medicamentos todos os dias. O abraçamos, o levamos para receber o tratamento e no último exame feito esta semana, deu negativo o resultado para a doença, o que nos deixou muito felizes”, contou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ozair da Silva (Banha), explanou que este é o exemplo de um grande trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação. “Fico muito feliz, porque mais uma vez reafirmo o compromisso desta gestão na inversão de prioridades. Tem que ter muita sensibilidade para realizar ações como esta”.
Prefeito e vice elogiam a ação
O vice-prefeito, Rodrigo Turatti, reforçou que desde o início do mandato, ficou decidido que Eduardo Merêncio seria o secretário de Assistência Social e Habitação. “Sabíamos do belíssimo trabalho que ele faria. Mesmo assim, ele vem nos surpreendendo cada vez mais. Um centro como este engrandece nosso trabalho. Estamos fazendo nossas ações planejadas, para poder inaugurar e mantê-las”.
Já o prefeito, Sandro Maciel, resgatou a lembrança de quando o projeto do Centro Pop foi apresentado. “Fiquei apaixonado pela proposta. O Governo Federal investe 13 mil reais por mês neste projeto e há algum tempo estávamos pensando no que fazer para atender as pessoas em situação de rua. Temos a campanha de não dar esmola na cidade e agora temos um local apropriado para quem precisa, inclusive de passagem para outras cidades. O programa prevê estes auxílios. Ninguém vai ficar desamparado nesta cidade. Virão espontaneamente ou a equipe irá atrás, quando ciente ou informada. Esta é a inauguração de um local que dará dignidade a estas pessoas”.
O calendário de inaugurações do Governo do Município de Araranguá continua na próxima terça-feira, 15, com a inauguração da rede de abastecimento de água potável da comunidade de Araras, a partir das 9h.