Registrado o 1º foco da dengue no ano

A equipe do Programa de Municipal Controle a Dengue da Prefeitura de Araranguá registrou o primeiro foco do mosquito Aedes Aegypti na cidade em 2015. Foram encontradas 50 larvas em uma empresa de transporte situada às margens da BR 101, no bairro de Sanga da Toca. O local era monitorado pelos agentes semanalmente através da estratégia de armadilha. A coleta deste material foi feita na segunda feira, dia 26 e confirmada pela leitura laboratorial na manhã do dia seguinte.

De acordo com o coordenador do programa, Joélcio Anastácio, desde a tarde de terça-feira, dia 27, foi iniciada a atividade de delimitação, cujo objetivo é fazer o isolamento de uma área num  raio de 300 metros em torno do foco identificado, a fim de avaliar e impedir o avanço da espécie para outras áreas.

Este trabalho, segundo Joélcio, ocorre através de visitas domiciliares dos agentes, que realizam inspeção nos imóveis, buscando eliminar depósitos de água parada e orientando a comunidade para auxiliar no controle do vetor através de ações conscientes.

No verão perigo é maior

O coordenador Joélcio ainda chama atenção da sociedade para vigilância total neste período quente da estação de verão por ser este  o momento mais propício ao desenvolvimento de mosquito e conseqüentemente aumentando a possibilidade encontrar a espécies do tipo Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, transmissores da dengue e Chikungunya.

Em Santa Catarina, até o momento, já foram notificados 88 casos suspeito da doença, sendo12 casos confirmados, enquanto 20 continuam sobre investigação. O município que registrou o maior número foi Itajaí, com 11 casos confirmados. Em segundo lugar está a cidade de Três Barras, com um caso. Araranguá teve uma notificação, mas não  foi confirmada.

Modo de Transmissão

A única forma de transmissão é por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada pelo vírus da dengue. Não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento.

A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do mosquito com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está pronto para transmitir a doença.

Normalmente, nos seres humanos, os sintomas da dengue aparecem de cinco a seis dias após a picada infectante. Mas, o vírus pode permanecer em incubação durante um período de 3 a 15 dias. As pessoas que estiverem com dengue devem usar repelentes, mosquiteiros ou outras formas de evitar picadas de um novo mosquito Aedes aegypti. Assim, é possível interromper a cadeia de transmissão do vírus.

Como evitar a dengue

Geralmente as larvas são encontradas em vasos e pratos de plantas, latas, garrafas, pneus, e embalagens em geral jogadas no pátio, calhas e ralos sujeitas à retenção da água da chuva, além de utensílios utilizados para armazenamento de água para consumo doméstico, animal, lazer e outros. Então, para evitar a proliferação do mosquito vetor é necessário: retirar os pratos dos vasos de plantas ou enchê-los até a borda com areia; eliminar todos os materiais que não tem serventia do pátio; colocar telas milimétricas (malha de 1mm entre os nós) nos ralos; fazer limpeza semanal das calhas e manter bem vedados os recipientes com armazenamento de água para consumo.