2ª Festa de Iemanjá espera mais de duas mil pessoas

Na noite de sábado, dia 31 de janeiro, o Conselho Regional de Cultura e Umbanda em parceria com o Governo de Araranguá, por meio das Subsecretarias de Cultura e Turismo estará promovendo a segunda edição da Festa Municipal de Iemanjá, também conhecida como à Rainha das Águas.

Em 2014 mais de duas mil pessoas participaram da atividade, que também atraiu veranistas de outros municípios e estados. A expectativa para este ano, conforme Mário de Xangô é otimista em relação à participação popular, valorização da cultura e propagação da fé. “

Os coordenadores da religião espírita na cidade estão se movimentando para o evento. Centenas de adeptos das religiões afros seguirão para a praia de Balneário Morro dos Conventos, acompanhando os centros espíritas para os trabalhos que ali são realizados, assim como a colocação de oferendas à Mãe Iemanjá.

Trajeto da procissão

A procissão com transladação da imagem de Iemanjá  iniciará às 20h na Rua Regimento Barriga Verde, em frente ao Centro de Umbanda Ogum 7 Ondas e chegará às 21h na praia central de Balneário Morro dos Conventos.

Neste local, segundo explica Mário de Xangô, as pessoas poderão fazer ofertas junto à imagem de Iemanjá. Além disso, haverá um ritual de umbanda e homenagem a todos os orixás, seguido da concessão de passes astrais para o público presente, que assim poderá fazer pedidos associados a questões como saúde, prosperidade e maior energização.

Oferendas

A programação finaliza com as oferendas que serão lançadas ao mar. “As pessoas prestarão homenagens, realizarão pedidos e agradecimentos através de oferendas (flores, sabonetes, perfumes e outros presentes) para Iemanjá. A orientação é para que optem por objetos naturais. Rainha das Águas preza pela preservação do mar, então nada mais justo do que evitar o uso de objetos artificiais,” argumenta um dos integrantes do Conselho Regional de Cultura e Umbanda, Mário de Xangô.