Descarte de entulhos pela cidade revela falta de cidadania e consciência ambiental

O fiscal de Obras e Postura do Governo Municipal de Araranguá, Jérvis Paim, tem se deparado com inúmeras situações de desrespeito, não apenas com o Código de Posturas, mas com os demais moradores e o meio ambiente. Na semana que passou, Jérvis teve que acionar o setor de obras para que enviasse um veículo para recolher um fogão a gás que foi descartado no passeio público da Rua Rui Barbosa, conhecida como a Beira-Rio e vários pneus numa área próxima da Rua Tinho Réus.

“Fico indignado porque existem os pontos para recolhimento como Ecoponto, para descartar os produtos inservíveis”, diz. Paim afirma ainda que a prefeitura não tem responsabilidade de recolher galhos de árvores que são colocados sobre o passeio público atrapalhando a passagem de pedestre. É uma falta de respeito com a comunidade, para isso tem o serviço privado”, diz.

Aplicação de notificação e multa

O fiscal da prefeitura de Araranguá informa que em caso de situações flagrantes pelo setor é aplicado o Código de Posturas, as pessoas recebem uma notificação preliminar e tem prazo de 15 a 45 dias para resolver o problema. Diz ainda que hoje existe a Ouvidoria Municipal para que o cidadão que quiser fazer qualquer tipo de denúncia de situação que envolva o direito de ir e vir ou descaso com o patrimônio público podem ser comunicados ao ouvidor.