Dia Mundial de Combate às Drogas é marcado por Caminhada
Na sexta-feira, 27, pela manhã, dezenas de alunos, professores de escolas públicas, municipais, estaduais e particulares, entidades governamentais e não governamentais que atuam na prevenção e centros de recuperação; participaram da manifestação promovida pela Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, COMAD e Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá.
A Caminhada que iniciou por volta de 9h30min, na Praça Hercílio Luz, seguiu pela Avenida 7 de Setembro, retornando em frente a empresa Dimasa até a Praça.
No pelotão de frente, estavam a Subsecretária de Políticas Públicas Sobre Drogas, Priscila Laurindo Pessi, Presidente do COMAD – Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Sayonara Araújo e o personagem do PROERD da Polícia Militar, o leão DARE.
No segundo pelotão, estavam os alunos da APAE, que com cartazes criativos, também passaram seu recado contra as drogas.
Participaram do evento, a secretária municipal de Saúde, Rosane Kochann, agentes comunitários de Saúde, secretário de Assistência Social e Habitação, Eduardo Chico Merêncio e equipe, CREAS, CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar, FVA, entre outros.
A Polícia Militar acompanhou a caminhada e auxiliou na segurança do trânsito. A população aplaudiu a manifestação, com muitos lojistas e funcionários saindo a frente de seus comércios para demonstrar o incentivo a caminhada.
Avaliação positiva
Ao final da caminhada que lembrou o Dia Mundial de Combate às Drogas, a subsecretária, Priscila Pessi disse que estava extremamente feliz e satisfeita com a caminhada porque foi muito representativa. “Foi educativa e tenho certeza que conseguimos sensibilizar a população, nosso trabalho não para por aqui porque a prevenção é durante todo o ano”, afirma. A secretária municipal de Saúde, Rosane Kochann destacou que o evento é fruto de um trabalho em conjunto do governo. “Avalio como um fato muito positivo e tivemos a sorte de contar com um dia lindo de sol, é uma atividade que tem que ser continua e uma lembrança diária para que tenhamos pessoas livres deste problema das drogas que é mundial”, ponderou. A presidente do COMAD, Sayonara Araújo, destacou a atuação do Conselho Municipal de Drogas, que reúne 22 entidades e que avaliam as ações da Subsecretaria de Drogas. “A iniciativa de hoje foi pontual mas é importante que continue todos os dias, que as pessoas saibam que o município tem programas para atender as suas necessidades, principalmente nesta questão de abandonar as drogas, lícitas ou ilícitas”, finalizou.