Desfile cívico integra programação da Primavera Cultural

 

 

 

Na próxima segunda, araranguaenses participam do ato cívico que simboliza a autonomia do país conquistada em 7 de setembro de 1822, ocasião em que a liberdade política, econômica e social do país foi declarada, às margens do Riacho Ipiranga, pelo então príncipe regente Dom Pedro I, com o reconhecido grito “Independência ou Morte”. 

O ato cívico, em Araranguá, terá início pontualmente às 8 horas, com execução do hino nacional, hasteamento da bandeiras e pronunciamento do prefeito Sandro Maciel, na avenida Sete de Setembro, com saída na rótula do quartel, e chegada na Praça Hercílio Luz. Autoridades municipais, entre elas o prefeito, abrem o evento e se dirigem até o palanque oficial. Desfilarão pela avenida, 53 entidades e aproximadamente 5700 pessoas. 

Neste ano, as participantes levarão temas livres para a avenida, ao contrário do que ocorria em anos anteriores em que havia um tema único estabelecido. “Estamos com uma expectativa muito grande para este evento. Este ano aumentou consideravelmente o número de participantes no desfile e isto é algo muito positivo. Aumentou o número de bandas e fanfarras, inclusive, teremos quatro bandas de escolas municipais, algo inédito no município”, destaca o subsecretário de Cultura, Jair Anastácio. 

O desfile também contará com espaço exclusivo para cadeirantes e idosos. O lugar reservado ficará ao lado do palanque oficial de autoridades, em frente à Igreja Matriz. A sugestão foi apresentada da Associação dos Deficientes Físicos de Araranguá (Adear) e prontamente atendida, sendo mais uma novidade para o ato deste ano.

O evento integra a programação da Primavera Cultural, que tem início nesta sexta, dia 4, às 9 horas, com a Feira Municipal do Livro e Cultura e encerra no dia 25, com o 2º Encontro das Águas e Vozes, um lual, em Balneário Ilhas. Realizado pela Prefeitura de Araranguá, através da Secretaria Municipal de Educação, o desfile tem a organização da Subsecretaria de Cultura.