Reservistas receberão certificado de dispensa nesta quinta

 

 

 

Na próxima quinta-feira, dia 8, pontualmente às 10 horas, em torno de 400 jovens nascidos no ano de 1997 que fizeram o alistamento militar e foram dispensados de Incorporação, participam de ato solene de juramento à bandeira e entrega dos certificados de dispensa. A cerimônia será presidida pelo presidente da Junta de Serviço Militar, o prefeito Sandro Maciel. A solenidade será realizada na Praça Hercílio Luz. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Ginásio Bolha, mantendo o mesmo horário e data.

Na oportunidade, haverá animação da banda marcial do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), de Criciúma, acompanhada da Guarda-Bandeira, composta por dez oficiais do 28º GAC, que conduzirá a Bandeira Nacional ao reservado.  Será executada a Canção do Expedicionário, o Hino Nacional Instrumental, o juramento à Bandeira e o Hino Nacional cantado pelos presentes, além de pronunciamento de autoridades.  O encerramento será marcado pela entrega dos certificados. 

“Esta é uma oportunidade destes jovens terem contato direto com o Exército. Além disso, o Certificado de Dispensa de Incorporação é um documento indispensável, sendo que é válido para o ingresso ao mercado de trabalho, em curso superior, participar de concurso público e retirar passaporte, além de contribuir para o exercício da cidadania”, relata o secretário da Junta de Serviço Militar, José Antonio Borges.

 

Sobre a solenidade

Art. 217. As cerimônias cívicas para entrega aos brasileiros, em idade de prestação do Serviço Militar, dos Certificados de Dispensa de Incorporação, de que trata o parágrafo 6°, do Art. 107, deste Regulamento, deverão ser realizadas sob a direção do Presidente ou Chefe de órgão alistador, sendo obrigatoriamente cantado o Hino Nacional e prestado, pelos dispensados do Serviço Militar inicial, perante a Bandeira Nacional e com o braço direito estendido horizontalmente à frente do corpo, mão aberta, dedos unidos, palma para baixo, o compromisso seguinte:

“Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida.” (Regulamento da Lei do Serviço Militar)