Profissionais da Educação discutem elaboração de grades curriculares

 

 

 

A rede municipal de ensino de Araranguá se reuniu durante a manhã e tarde desta quarta-feira, dia 21, para dedicação exclusiva a estudos na mobilização da Base Nacional Comum Curricular que ocorreu em todo o país. Com isso, centros de educação infantil e escolas municipais não tiveram aula. A atividade serve como instrumento de participação democrática, que permitirá à sociedade contribuir para a construção dos currículos dos ensinos fundamentais e médios. Em Araranguá, a equipe pedagógica do município percorreu as unidades a fim de auxiliar no processo de elaboração do documento.

O debate visa vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na creche até o final do Ensino Médio.  “Através da Base Nacional Comum Curricular, os sistemas de educação, as unidades escolares e o corpo docente terão um importante meio de gestão pedagógica, assim como os pais e responsáveis poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos”, destaca a coordenadora pedagógica Terezinha Santos da Rosa.

Para a secretária municipal de Educação, o dia de mobilização serviu como passo essencial  na busca pela melhoria na qualidade da educação pública no que se refere à grade curricular na perspectiva da regionalização. “É muito importante que os componentes curriculares sejam debatidos a fim de proporcionar uma educação ainda melhor. E é preciso discutir também essas partes específicas de modo que sejam respeitados os aspectos da regionalidade”, comenta a secretária Rosangela Casagrande.