Secretaria de Saúde visa o diagnóstico precoce do vírus HIV/Aids
A Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria de Saúde e Serviço de Atendimento Especializado (SAE), promove uma campanha de conscientização alusiva ao Dia da Luta Contra a Aids, lembrada no dia 1º de dezembro.
O diferencial da campanha deste ano está na organização de uma tenda na Arena de Shows Caverá Country Park com panfletagem e orientações, no show da dupla sertaneja Jorge e Mateus. “A gente tem percebido que o vírus da Aids têm crescido muito na população jovem, entre 15 e 25 anos, então nossa proposta é ir até eles e alertá-los sobre a importância da prevenção e da realização do teste”, declara a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Tiane Ramos do Canto.
A coordenadora frisa que os jovens atualmente estão despreocupados com o tema e isso traz um alerta para o aumento da transmissão do vírus. “Mesmo com tantas informações e de fácil acesso hoje em dia, os jovens não estão atentos aos riscos da Aids e pouco procuram os serviços de saúde”, relata Tiane.
Em Araranguá, por mês surgem de três a quatro casos novos de HIV, e apesar da preocupação com o público jovem a campanha se estende a toda a população para o diagnóstico precoce e assim evitando sequelas mais graves. Testes rápidos, fornecidos pelo governo federal, são realizados todas as quartas e quintas, das 8 às 11h30min, no SAE, localizado aos fundos na Unidade Central Bom Pastor.
Já para o dia 1º, terça-feira, data da luta contra o vírus da Aids, a equipe do programa realizará os testes das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. “O resultado do teste rápido sai em 20 minutos e com apenas uma gota de sangue já é possível detectar o vírus. Lembrando que a janela imunológica se dá a partir de 30 dias após a situação de risco”, acrescenta a coordenadora. O SAE também dispõe de materiais explicativos e preservativos e em diversos pontos do município serão colocados totens da campanha.
A Aids se pega e se transmite assim:
Nas relações sexuais (anal, vaginal ou oral) desprotegidas; sangue contaminado, transfusão ou se compartilhar agulhas ou seringas com alguém infectado; em transplantes de órgãos e inseminação artificial sem controle de qualidade; da mãe infectada para o filho durante a gravidez, parto e amamentação.
A Aids NÃO se pega assim:
O HIV não se transmite por tosse, espirro, aperto de mão, beijo ou em encontros sociais, ou através de lágrimas; por doação de sangue; usando a mesma piscina, banheiro, bebendo no mesmo copo ou dormindo na mesma cama; contato com gatos e cachorros, e nem por picadas de insetos