Voluntários retiram sete toneladas de lixo das margens do Rio Araranguá.
O Projeto Socioambiental Nosso Rio Nossa Mata Ciliar reuniu voluntários na manhã de sábado, 28, por volta das 9 horas, na Praça Alcebíades Seara, da Praça Hercílio Luz, para uma ação de cidadania: a limpeza da margem direita do Rio Araranguá.
Araranguá
O trecho em que os voluntários do projeto iriam atuar, de acordo com o cronograma prévio, seria entre a ponte pênsil da comunidade de Barranca, no lado direito da cidade, até a Igrejinha de Volta Curta.
No entanto, devido as dificuldades encontradas, o percurso percorrido foi de 3km, ou seja, uma quarta parte do que estava previsto. O balanço final foi de uma coleta de aproximadamente sete toneladas de lixo das margens do Rio Araranguá.
O grupo saiu às 10 horas da manhã da Praça, iniciou a coleta nas proximidades da ponte pênsil, seguiu o roteiro inicial, mas teve dificuldades de avançar, pois se deparou com muito lixo e entulho. As atividades encerraram por volta das 15 horas, quando foram colocadas as placas educativas. “Tem muito lixo e entulho para tirar que será em uma segunda etapa”, contou Giovane da Rosa, o Gica, idealizador do projeto.
As máquinas da Prefeitura deram suporte para os trabalhos de coleta de lixo. Por dentro do Rio, pequenas embarcações auxiliaram nos trabalhos, que contou com a participação da FAMA, Departamento de Turismo, Demutran, Secretaria de Obras, Samae, SESC, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, empresas privadas e comunidade.
Fonte: Enfoque Popular.
Fotos: Rafael Torman e Silvio Cesar Paladini.