Câmara de Vereadores sedia audiência pública para debater o Plano de Transporte Coletivo.

Sugestões da população foram documentadas e serão usadas na elaboração do projeto que será apresentado no próximo mês numa segunda audiência

Araranguá

O plenário da Câmara de Vereadores de Araranguá serviu para a administração municipal realizar a 1ª audiência pública para debater o Plano de Transporte Coletivo do município na tarde de sexta, 26. Esta foi a primeira etapa de desenvolvimento do plano que redundará no lançamento do edital para contratação da nova empresa que executará o serviço. O prazo para que todas as etapas sejam vencidas e o edital lançado é início do segundo semestre deste ano.

O presidente da comissão de licitação e procurador do município, Dik Roberto Daniel, abriu as dicussões. “Nosso objetivo é ouvir todos para oferecer o transporte que atenda a coletividade da melhor maneira”.

A audiência contou com a participação de secretários da administração, representantes de classes, sindicatos e a comunidade, além dos vereadores Paulo Roldão, Marcio Tubinho, Jacinto Dassoler, Adão Vieira dos Santos, Cristiano Tano, Igor Gomes, Diego Pires e Jair Anastácio.

O prefeito, Mariano Mazzuco, também participou e garantiu que a licitação para concessão do serviço a próxima empresa responsável pelo transporte público vai levar em conta o menor preço da tarifa. “Vamos buscar uma tarifa que seja compativel com o serviço prestado e que seja possível dos nossos munícipes pagarem”, disse.

Nesta primeira etapa, as sugestões da comunidade foram ouvidas para que o novo projeto contemple a necessidade de todos. Todas as ideias foram documentadas e servirão para a elaboração do plano que será apresentado na segunda audiência agendada para o dia 23 de fevereiro às 16 horas, também no plenário da Câmara de Vereadores.

O responsável pela condução das audiências, Rubens Missfeldt, explicou que depois de ouvida a comunidade e elaborado o projeto, o mesmo segue para a avaliação do Tribunal de Contas do Estado para análise da viabilidade. “Eles tem um prazo de sessenta dias para responder ao projeto e aí sim a administração poderá lançar o edital de licitação”, comentou.

Quem não participou desta primeira audiência e também quer opinar sobre as melhorias no transporte coletivo municipal, poderá protocolar sua sugestão através do e-mail audienciatransporte@araragua.sc.gov.br. As propostas serão aceitas até o dia 02 de Fevereiro.

Texto: Morgana Daniel

Fotos: Rafael Torman