Administração entrega certidões positivas a empresários do Parque Industrial de Araranguá.

Medidas já estão sendo tomadas para retomar os imóveis dos empresários que não cumpriram as exigências legais. Projeto deve chegar na Câmara de Vereadores até o final de Maio para discussão da situação

Araranguá

Implantado no mandato passado do prefeito, Mariano Mazzuco, entre os anos de 2009 e 2012, o Parque Industrial ainda necessita de alguns ajustes para cumprir o principal papel determinado pela lei que o criou, de autoria do atual presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso, no ano de 2007. É que um dos principais problemas enfrentados pela administração ao retomar o governo municipal ano passado, foi voltar a fiscalizar adequadamente o cumprimento das exigências feitas aos empresários que conquistaram imóveis naquela área por doação do município. “Entre acertos e erros, precisamos destacar que o parque hoje é uma realidade importante e que merece receber algumas melhorias, mas estamos unindo forças para atender os empresários. Precisamos atrair mais investimentos para a cidade e isso é muito importante.”, mencionou o presidente, Daniel.

Parte dos mais de trinta empresários contemplados com propriedades no parque, conseguiram cumprir todos os requisitos exigidos pela lei, e 16 deles receberam na tarde desta quinta, 24, a certidão que os habilitam a receber definitivamente o imóvel, no gabinete do prefeito, onde também estavam autoridades, vereadores e imprensa.

Um destes empresários que recebeu o certificado foi Wilmar Nagel, sócio-proprietário da Innal Indústria Nagel, um dos primeiros a se instalar no parque e que mantem a atividade em constante crescimento. “Ainda existem muitas coisas que precisam ser melhoradas, mas o parque ajudou nossa empresa ser ampliada, pois onde estávamos não era possível aumentar a produtividade. Em nome dos empresários que estão regularizados e dentro da lei, gostaríamos que a administração tomasse providências para cobrar de quem não deu a devida função a imóvel a propriedade”, cobrou.

Em sua fala, o prefeito, Mariano, aproveitou para lembrar da capacidade do município no crescimento industrial, as parcerias feitas para qualificação de mão de obra e explicar que as medidas estão sendo tomadas com relação aos pedidos apresentados pelos empresários. “Foi um longo trabalho feito até aqui e precisamos valorizar as participações destas empresas que conquistaram o certificado. A procuradoria do município está cuidando de todas as situações”, disse o prefeito.

Empresas irregulares podem perder os imóveis

São vários os requisitos exigidos para a empresa se manter no Parque Industrial de Araranguá e em torno de dez não conseguiram cumprir todos eles. Segundo o assessor jurídico da procuradoria, o advogado, Francisco Diello, que participou da solenidade, até o final de maio, um projeto de lei deverá ser encaminhado para a Câmara de Vereadores para que estes imóveis doados retornem ao patrimônio público. “Como a doação foi feita por autorização do Legislativo, entendemos que a retomada dos imóveis também seja feita por lei”, explicou. Diello também contou que seis empresas estão concluindo as exigências e que em breve, também poderão receber seus certificados.

Todas as empresas que devem perder os imóveis no parque tiveram seus processos administrativos analisados, inclusive, pela Câmara Normativa, órgão deliberativo e de apoio as ações da administração que conta com assento da Aciva. “É importante que a lei seja respeitada e que os empresários regulares tenham o respaldo necessário. A Aciva sempre apoiou o Parque Industrial e entende neste sentido”, comentou o vice-presidente da associação, Alberto Sasso. Desde o ano passado a Câmara Normativa se reúne eventualmente para analisar os casos.

Epresas certificadas no Parque industrial:

– Imbrasquim Química do Brasil Ltda. ME

– Espaço Casa Louças e Metais Sanitários Ltda.

– Innal Iindústria Nagel Ltda.

– KS Artefatos de Cimento Ltda.

– Transportadora Mazetrans Ltda. ME

– Alkasul Transpores Rodoviários Ltda. ME

– Comércio de Embalagens Vitto Ltda. ME

– Auto Diesel Chapeação e Pintura Ltda. ME

– Teres Mar Bom EPP

– AD Avlis Telas Ltda. ME

– Ronplast Embalagens Ltda. EPP

– Construtora Willemann Eirele ME

– Metal Gomes Metalúrgica Ltda. ME

– Colix Soluções para Resíduos Ltda. EPP

– Comércio de Cereais Madrid Ltda.

– Nutricional Distribuidora Ltda