Atenção corredores! Vem aí a “Corrida Rústica Hildo de Souza Santana”

A prova acontecerá no Balneário Morro dos Conventos, no próximo dia 24

 

Hildo de Souza Santana é um corredor “master”. Ele completará sessenta e três anos no próximo dia 16 e continua correndo em alta performance.

Funcionário público de carreira, há 41 anos, é servidor na Secretaria de Obras e trabalha no setor de manutenção da tubulação de esgoto pluvial.

 

Casado, é pai de dois filhos: ela tem 37, e ele, 33 anos. A história das corridas teve início em 1984, quando Hildo já tinha 27 anos. Ele jogava futebol numa equipe composta por colegas de trabalho. Num desses jogos ele foi convidado para participar de uma rústica num percurso entre os Morro dos Conventos e Balneário Arroio do Silva.

 

Nesta prova de estreia, de sete quilômetros, ele chegou em segundo lugar e aí começa a história do nosso maior representante em corridas de médias distâncias do município e região. O corredor salienta que nesta prova “foi sem treinar, sem nada”, destacou.

 

Com o resultado animador da primeira prova ele partiu para o segundo desafio. Depois de apenas um mês de treino, Hildo foi correr a rústica na cidade do carvão. Correndo dez quilômetros o “pé de vento” foi campeão da Geral em Criciúma. Pronto. Era o que precisava para o início de uma história de superação, determinação, disciplina e dedicação ao esporte.

 

Se você conversar com o Hildo, por breves instantes, perceberá rapidamente porque ele é considerado um dos grandes nas pistas em Santa Catarina e do Sul do Brasil. São cento e oitenta e seis troféus. Duzentas medalhas. E mais: em todas as provas que participou subiu ao pódio.

 

O corredor lembra que somente em três provas não subiu os degraus dos campeões. Numa ele teve um mal súbito próximo da chegada e teve que reduzir o passo, perdendo a prova. Noutra uma contusão na perna, acabou com a sua corrida faltando 100 metros para a linha de chegada.

 

Mas a mais curiosa é uma rústica que ele venceu de ponta a ponta. Na hora da premiação a idade máxima era 30 anos e ele já tinha 35. Não levou, mesmo vencendo.

 

Amigos do Hildo contam uma história que, não se sabe da sua veracidade, mas que ilustra a sua dedicação ao esporte. Alguém teria dito ao desportista que correr deste jeito “acabaria fazendo mal para a sua saúde”. Preocupado, Hildo teria passado por uma consulta e feito uma bateria de exames.

 

Na hora do diagnóstico o médico sério, teria observado os resultados, fita o horizonte através da janela da sala, respira fundo, bate com uma caneta em cima dos exames, direciona o olhar profundamente para o Hildo e declara: “Não sei o que o senhor faz, mas continue fazendo. Todas os seus exames atestam que o senhor está 100%. Parabéns!”, teria dito o médico.

 

Quanto à prova. Fique atento. Todos os detalhes desta corrida que é uma homenagem ao grande campeão, serão divulgados, aqui, em breve. Já guarde a data para não perder a corrida.

Detalhe: O Hildo vai correr também. Se vai aperta o passo? Só Deus sabe.

 

Assessoria de Imprensa.