ATENÇÃO PARA A INFLUENZA AVIÁRIA

A Administração Municipal de Araranguá, solicita aos cidadãos para que não toquem e nem cheguem perto de animais que morreram na praia ou em qualquer outro local, devido às suspeitas da gripe aviária (vírus H5N1).

Neste final de semana, uma foca foi encontrada morta na beira da praia, mas já foi enterrada pelo órgão competente. Entretanto, podem surgir outros animais, podendo ou não, estar contaminados pela influenza aviária.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença também pode acometer mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, além do ser humano.

A infecção em humanos ocorre por meio do contato com aves doentes ou superfícies contaminadas com excreção desses animais como saliva, secreções nasais ou fezes.

Nas pessoas, os sintomas são os mesmos de uma gripe comum, e o tratamento para a gripe aviária é feito com remédios antivirais.

Em casos como este, é necessário entrar em contato com os seguintes órgãos responsáveis: FAMA: 3903-1879, CIDASC: 0800.644.8500 ou Educamar: (48) 9.9984-5665.

Entenda o caso pelo site do Gov.br:
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/pnsa/influenza-aviaria

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO