002/2014 – Processo Seletivo para Contratação de Professores, Auxiliares.

 

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARANGUÁ/SC

 

 

Edital nº 002/2014 – Processo Seletivo para Contratação de Professores, Auxiliares de Ensino da Educação Infantil e Auxiliares de Serviços Gerais em caráter temporário.

 

 

 

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARANGUÁ, junto à SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, através da Comissão de Processo Seletivo Simplificado de ACT nomeada pela Portaria nº 1.108/2014, de 07/01/2014 no uso de suas atribuições legais, abre inscrições para realização do processo seletivo para admissão em caráter temporário de Professor I, Professor II, Auxiliar de Ensino da Educação Infantil e Auxiliar de Serviços Gerais da Rede Pública Municipal com base na Lei nº 1.737, de 23 de maio de 1997, o qual se regerá de acordo com as normas estabelecidas neste edital.

 

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 Ficam abertas as Pré-inscrições para os cargos de Professor I, Professor II, Auxiliar de Ensino da Educação Infantil e Auxiliar de Serviços Gerais, que atuarão na Rede Municipal de Ensino de ARARANGUÁ.

 

    1. O candidato poderá inscrever-se somente em uma opção.
    2. A pré-inscrição somente será efetuada via internet, no período de 01/04/2014 a 10/04/2014. Para efetivar a sua pré-inscrição o candidato deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o endereço eletrônico: www.processosseletivos.com.br/ararangua.

  2. Ler atentamente o edital, preencher o Formulário de Pré-inscrição no portal, imprimindo o comprovante de pré-inscrição gerado e o documento contendo o valor de inscrição e a conta para DEPÓSITO IDENTIFICADO também gerado após a inscrição, depositar o valor correspondente a sua inscrição na C/C: 261-6, AG.: 0427, Operação: 006, Banco nº104 (Caixa Econômica Federal), Titular: Prefeitura Municipal de Araranguá e dirigir-se à Secretaria Municipal de Educação com documentos comprobatórios informados e o comprovante de depósito anexado ao documento contendo o valor de inscrição gerado juntamente com o comprovante de pré-inscrição de 09/04/14 a 11/04/2014 das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

1.4. Os candidatos que não tiverem equipamentos ou acesso a Internet para efetivar a sua inscrição, poderão dirigir-se a SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, sito à AV. CAPITÃO PEDRO FERNANDES, nº 1583, ESQUINA COM A RUA CAETANO LUMMERTZ – CENTRO, ARARANGUÁ-SC, em horário de expediente, onde serão disponibilizados computadores com acesso a internet possibilitando ao candidato o seu cadastro.

 

1.5 O candidato inscrito como deficiente deverá mencionar a sua condição no Formulário de Pré-inscrição on-line.

1.6. Requisitos indispensáveis para a inscrição do candidato:

a) Ter nacionalidade brasileira;

b) Estar quite com as obrigações resultantes da legislação eleitoral, e, quando do sexo masculino, estar quite também, com as obrigações do serviço militar;

c) Gozar de boa saúde, condição que será comprovada, quando do processo de admissão, através de atestado médico;

d) Não ter sofrido, quando no exercício de cargo, função ou emprego público, demissão a bem do serviço público ou por justa causa, fato a ser comprovado no ato de admissão, por meio da assinatura de regular termo de declaração;

e) Não ter antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;

f) Possuir a escolaridade exigida na forma deste edital e estar legalmente habilitado para o exercício do cargo.

g) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar na data da admissão.

1.8 O candidato poderá obter informações técnicas referentes a utilização do portal e preenchimento do formulário de pré-inscrição, através do e-mail: suporte@processosseletivos.com.br.

2 – DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DA INSCRIÇÃO:

2.1 O candidato, para validar a sua inscrição no presente Processo Seletivo, após preenchimento do formulário de pré-inscrição on-line, deverá comparecer no período de 09/04/2014 a 11/04/2014 das 08h às 12h e das 13h30min às 17h, na SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, sito à AV. CAPITÃO PEDRO FERNANDES, nº 1583, ESQUINA COMA A RUA CAETANO LUMMERTZ – CENTRO, ARARANGUÁ-SC, em horário de expediente, com os documentos abaixo listados:

  1. Formulário de Pré-inscrição impresso;

  2. Comprovante de DEPÓSITO IDENTIFICADO do valor da inscrição;

  3. CPF e Carteira de Identidade (original e cópia);

  4. Documentos para comprovação de cursos de aperfeiçoamento (original e cópia);

  5. Documentos para comprovação de tempo de serviço de acordo com o item 5.5 (original e cópia);

  6. Comprovante de habilitação profissional ou de escolaridade exigida para o cargo pleiteado, curso de magistério, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado na área da educação (original e cópia);

  7. O Candidato que apresentar certidão de colação de grau deverá, obrigatoriamente, no dia da admissão, apresentar o diploma de conclusão do curso (original e cópia).

2.2. Não haverá validação da inscrição por correspondência.

2.3. O candidato inscrito como portador de deficiência deverá entregar, no ato da validação da inscrição, o laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID, bem como a provável causa da deficiência, atestando a aptidão para o cargo que está sendo pretendido.

  1. A solicitação de prova especial se for o caso, conforme Anexo III deste Edital.

2.4 As informações prestadas no Formulário de Pré-inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato. Reserva-se as autoridades responsáveis do processo seletivo, o direito de não homologar a inscrição do candidato que não preencher o respectivo documento de forma completa e correta, bem como fornecer dados inverídicos ou falsos.

    1. No momento da validação, será emitido um comprovante de validação de inscrição onde o candidato deverá assinar concordando com termos prescritos na sua inscrição.

3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições que preencherem todas as condições deste edital serão homologadas e deferidas pela autoridade competente no dia 11/04/2014 até as 23h59min. O ato de homologação será divulgado no site www.processosseletivos.com.br/ararangua, onde estarão indicados o nome do candidato, e seu número de inscrição.

3.2 No mesmo local será publicada a relação das inscrições indeferidas.

  4. DOS CARGOS, ÁREAS/DISCIPLINAS, PRÉ-REQUISITOS, CARGA HORÁRIA E VENCIMENTOS

4.1 O processo seletivo destina-se ao provimento das vagas que surgirem dentro do prazo de validade do processo seletivo. 4.2 Os cargos/áreas/disciplinas e respectivas formações mínimas exigidas, objeto do presente processo seletivo, são as seguintes:

EMPREGO

nº de vagas

C.H.

Padrão de vencimentos

Pré-requisitos

1

Professor II de Português/Inglês – Ensino Fundamental e Infantil

CR

20

914,07 *

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Português/Inglês

2

Professor II de Português/Espanhol – Ensino Fundamental e Infantil

CR

20

914,07 *

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Português/Espanhol

3

Professor II de Matemática – Ensino Fundamental e Infantil

CR

20

914,07 *

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Matemática

4

Professor II de História – Ensino Fundamental e Infantil

CR

20

914,07 *

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de História

5

Professor II de Geografia – Ensino Fundamental e Infantil

CR

20

914,07*

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Geografia

6

Professor II de Artes – Ensino Fundamental e Infantil

CR

20

914,07*

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Artes

7

Professor II de Educação Física – Ensino Fundamental e Infantil

CR

20

914,07*

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Educação Física

8

Professor II de Ciências – Ensino Fundamental e Infantil

CR

20

914,07*

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Ciências

9

Professor II de Religião – Ensino Fundamental e Infantil

CR

20

914,07*

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Religião

10

Professor II de Português/Inglês – Ensino Fundamental e Infantil

CR

40

1.828,14

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Português/Inglês

11

Professor II de Português/Espanhol – Ensino Fundamental e Infantil

CR

40

1.828,14

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Português/Espanhol

12

Professor II de Matemática – Ensino Fundamental e Infantil

CR

40

1.828,14

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Matemática

13

Professor II de História – Ensino Fundamental e Infantil

CR

40

1.828,14

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de História

14

Professor II de Geografia – Ensino Fundamental e Infantil

CR

40

1.828,14

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Geografia

15

Professor II de Artes – Ensino Fundamental e Infantil

CR

40

1.828,14

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Artes

16

Professor II de Educação Física – Ensino Fundamental e Infantil

CR

40

1.828,14

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Educação Física

17

Professor II de Ciências – Ensino Fundamental e Infantil

CR

40

1.828,14

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Ciências

18

Professor II de Religião – Ensino Fundamental e Infantil

CR

40

1.828,14

Nível Superior em curso de Licenciatura Plena na área de Religião

19

Professor I – Ensino Fundamental e Infantil

CR

20

914,07*

Curso Superior em Pedagogia de Licenciatura Plena

20

Professor I – Ensino Fundamental e Infantil

CR

40

1.828,14

Curso Superior em Pedagogia de Licenciatura Plena

21

Auxiliar de Ensino

CR

40

1.586,00

2º Grau completo com Magistério

 

22

Auxiliar de Serviços Gerais Centro Urbano

CR

40

721,33

Conclusão da 4ª série do 1º grau

23

Auxiliar de Serviços Gerais para Escolas do Campo/Interior** para as seguintes localidades:

  1. Sanga do Marco;

  2. Itoupaba;

  3. Lagoa do Caverá;

  4. Campestre do Soares;

  5. Fundo do Cedro;

  6. Rio dos Anjos.

CR

40

721,33

Conclusão da 4ª série do 1º grau

 

 

 

 

 

 

 

NOTA 1: Os valores dos salários poderão ser atualizados conforme dissídio coletivo.

NOTA 2: As atribuições dos cargos são as da Lei Complementar nº33, de 25 de junho de 2002 e leis correspondentes.

 

 

Legenda do quadro acima: CR = Cadastro de Reserva; CH = Carga Horária Semanal.

*Proporcional às horas trabalhadas do profissional com carga de 40 horas semanais.

 

5. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

5.1 O processo seletivo constará de 02(duas) etapas:

a) Prova Escrita, de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos de caráter classificatório (ressalvada a ausência do candidato à prova ou zerá-la, casos em que será eliminado do processo seletivo);

b) Prova de Títulos (escolaridade, cursos de aperfeiçoamento ou atualização e tempo de serviço), de caráter classificatório.

5.2 Da prova escrita

 

5.2.1 Este processo constará de prova de caráter classificatório e eliminatório, que avaliará a aptidão funcional dos candidatos para o desempenho das funções a serem executadas no exercício do cargo pretendido.

6.2.1.1 O candidato que não comparecer no dia estabelecido neste edital para a realização da prova estará automaticamente eliminado do Processo Seletivo;

6.2.1.2 O candidato que não obtiver pontuação na prova escrita será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

5.2.2 A Prova Escrita será composta com 20 (vinte) questões objetivas para cada cargo e divididas em 3 níveis diferentes conforme a exigência do cargo pretendido:

5.2.2.1 – Provas para os cargos de nível Superior

A Prova Escrita será composta com 20 (vinte) questões objetivas para o cargo de interesse do candidato, sendo 10 (dez) questões de conhecimentos gerais relacionados à Educação, 03 (três) questões de Língua Portuguesa, 02 (duas) questões de matemática envolvendo interpretação e raciocínio lógico e 05 (cinco) questões de conhecimentos específicos. Cada uma delas com 05 (cinco) alternativas, das quais somente 01 (uma) deverá ser assinalada como correta.

a) Os candidatos inscritos receberão um cartão resposta com 20 (vinte) questões, sendo 05 (cinco) questões específicas do cargo pretendido;

b) As questões que o candidato deverá responder estarão explicitamente indicadas no cartão resposta através da identificação de sua disciplina/cargo e numeração de questões conforme caderno de avaliações.

 

 

5.2.2.2 – Provas para os cargos de nível Médio

A Prova Escrita será composta com 20 (vinte) questões objetivas para o cargo de interesse do candidato, sendo 10 (dez) questões de conhecimentos gerais relacionados à Educação, 03 (três) questões de Língua Portuguesa, 02 (duas) questões de matemática envolvendo interpretação e raciocínio lógico e 05 (cinco) questões de conhecimentos específicos. Cada uma delas com 05 (cinco) alternativas, das quais somente 01 (uma) deverá ser assinalada como correta.

  1. Os candidatos inscritos receberão um cartão resposta com 20 (vinte) questões, sendo 05 (cinco) questões específicas do cargo pretendido;

  2. As questões que o candidato deverá responder estarão explicitamente indicadas no cartão resposta através da identificação de sua disciplina/cargo e numeração de questões conforme caderno de avaliações.

5.2.2.3 – Provas de nível Fundamental

Para este nível a Prova Escrita será composta com 20 (vinte) questões objetivas para o cargo de interesse do candidato, sendo 10 (dez) questões de conhecimentos gerais relacionados à Educação e 10 (dez) questões de conhecimentos específicos.

  1. Os candidatos inscritos receberão um cartão resposta com 20 (vinte) questões, sendo 05 (cinco) questões específicas do cargo pretendido;

  2. As questões que o candidato deverá responder estarão explicitamente indicadas no cartão resposta através da identificação de sua disciplina/cargo e numeração de questões conforme caderno de avaliações.

5.2.3 As questões da prova versarão sobre os conteúdos programáticos constantes no anexo II deste Edital.

5.2.4 O peso de cada questão é de 0,5 pontos.

5.2.5 A nota da prova escrita (NPE) será calculada com o emprego da seguinte fórmula:

NPE = (NA x 0,5)

Sendo:

NPE= Nota da Prova Escrita;

NA= Número de Acertos;

5.2.6 Cada Candidato inscrito no processo seletivo terá direito a apenas 01 (um) cartão de respostas, não sendo permitida, em hipótese alguma, a troca de seu cartão assinado por outro ou em branco.

5.2.7 O candidato deverá transpor os resultados das questões para a grade de respostas, cujo preenchimento é de sua inteira responsabilidade.

5.2.8 Questões rasuradas ou com mais de uma alternativa marcada, na grade de respostas, serão consideradas como marcadas incorretamente pelo candidato.

5.2.9 Para fins de correção da prova, somente será considerada a grade de respostas, sendo que os cadernos de prova não serão considerados, sob quaisquer hipóteses.

5.2.10 O cartão resposta somente terá validade se assinado pelo candidato.

 

 

 

5.3 Da Prova de Títulos

 

5.3.1 Da avaliação do nível de escolaridade

 

A avaliação do nível de escolaridade será feita através de certificados ou diplomas de licenciatura na área a que concorre, curso de pós-graduação, mestrado e doutorado na área da educação, de acordo com a tabela de pontos abaixo:

 

Cargo: Professor

Tabela de Pontos de Nível de escolaridade

 

Título

Comprovantes Exigidos

Valor unitário

Quantidade Máxima

Pontuação Máxima

Doutorado

Diploma devidamente registrado.

7,00

1

7,00

Mestrado

Diploma devidamente registrado.

5,00

1

5,00

Especialização

Diploma devidamente registrado.

3,00

1

3,00

NOTA 1: A pontuação obtida através de títulos não é somatória, o candidato alcançará a pontuação de seu maior título.

NOTA 2: Para os cargos de Auxiliar de Ensino e Serviços Gerais não serão contados títulos

 

5.3.2 Da avaliação do tempo de serviço.

 

5.3.2.1 A avaliação do tempo de serviço será feita através de atestado de tempo de serviço no magistério da rede pública ou particular de Santa Catarina e/ou de outros Estados, e obterá a pontuação de 0,01 (zero vírgula zero um) pontos para cada mês completo de tempo de serviço, limitando-se a 25 (vinte e cinco) anos, totalizando o máximo de 3,0 (três)pontos.

5.3.2.1.1 No cálculo de pontos por tempo de serviço comportar-se-á como um mês a fração igual ou superior a 15 dias.

5.3.2.2 Para receber a pontuação relativa ao tempo de serviço no magistério, o candidato deverá comprovar através de:

  1. Para exercício de atividade em instituição privada ou instituição pública que adote o Regime Celetista para o quadro funcional será necessária a comprovação através de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo as páginas: identificação do trabalhador, registro do empregador que informe o período (com início e fim, se for o caso) e qualquer outra página que ajude na avaliação, por exemplo, quando há mudança na razão social da empresa;

  2. Para exercício de atividade em instituição pública que adote o regime estatutário será necessária a comprovação do tempo de serviço que informe o período, com início e fim, emitida pelos seguintes órgãos:

  1. Unidade Escolar, quando se tratar de magistério público estadual;

  2. Secretaria de Educação do Município, quando se tratar de tempo de serviço municipal (Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal);

  3. Secretaria da Educação do Estado de origem, quando se tratar de magistério público de outros Estados;

  4. Setor de Recursos Humanos do Órgão Federal ou de Unidade Escolar, quando se tratar de magistério público federal e particular, respectivamente;

5.3.2.3 Para efeito de pontuação relativa ao título de tempo de serviço no magistério o atestado/certidão emitido deverá conter o nome do órgão por extenso, não se aceitando abreviaturas.

5.3.2.4 Para efeito de pontuação relativa ao título de tempo de serviço no magistério não será considerada sobreposição de tempo nos documentos apresentados, mesmo que em instituições diferentes.

5.3.2.5 Não será computado para efeito de pontuação ao título de tempo de serviço no magistério, o tempo de serviço que excede a 25 anos de trabalho.

5.3.2.6 Não será computado também, o tempo de estágio, de monitoria e de bolsa de estudo, nem o tempo de trabalho voluntário exercido na condição de estudante.

5.3.2.7 O tempo de serviço será considerado até a data de 30 de dezembro de 2013.

6. DA REALIZAÇÃO DA PROVA

 

6.1 A prova será realizada no dia 27/04/2014 (domingo), na Escola Educação Básica Castro Alves, localizado na Rua XV de novembro n 1645. – Centro – ARARANGUÁ – SC.

6.1.1 Para os cargos de Nível Superior

6.1.2.1 Os portões do prédio onde será realizada a prova escrita serão fechados, impreterivelmente, às 09h. O candidato que chegar após o horário estabelecido, terá sua entrada vedada e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

6.1.2.2 A prova terá início às 09h30min até às 11h30min.

 

6.1.2 Para os cargos de Nível Médio e Fundamental

6.1.1.1 Os portões do prédio onde será realizada a prova escrita serão fechados, impreterivelmente, às 14h. O candidato que chegar após o horário estabelecido, terá sua entrada vedada e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

6.1.1.2 A prova terá início às 14h30min e término até as 16h30min.

6.2 Para fins de acesso à sala de realização da prova será exigido o Documento de Identificação Pessoal Original com Foto (obrigatoriamente), como RG, CNH e/ou CTPS,e o Comprovante de inscrição (facultativamente).

6.3 Para realização da prova, somente será permitido ao candidato o uso de caneta esferográfica, de tinta azul ou preta.

6.4 O candidato que, durante a realização da prova escrita, for encontrado de posse de qualquer tipo de relógio, telefone celular, pager, beep, calculadora ou quaisquer outros componentes ou equipamentos eletrônicos, em funcionamento ou não, terá sua prova anulada e, com isso, será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

6.5 Durante a realização das provas será vedado, também, o uso de carteiras, bolsas, bonés, chapéus e similares, livros, revistas, apostilas, resumos, dicionários, cadernos, etc.

6.6 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização da prova escrita, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial, há no máximo 30 (trinta) dias (datado a partir de 31 de janeiro de 2014).

6.7 A apresentação do comprovante de inscrição no dia da realização da prova servirá também ao candidato como único documento que possibilitará a garantia de poder realizar a prova em caso de não constatação de seu nome nas listas de distribuições de locais de prova.

6.8 Será de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto do cartão de respostas, que será o único documento válido para efeito de correção da prova.

6.9 Não serão computadas as questões não assinaladas, assinaladas a lápis, assim como as questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

6.10 Em hipótese nenhuma haverá substituição do cartão de respostas em caso de erro, rasura ou preenchimento incorreto do candidato conforme instruções contidas no mesmo.

6.11 Em caso de existirem tipos de cadernos de provas diferentes (para cargos diversos), estes serão identificados na lista de presença de cada candidato e o cartão de respostas será devidamente identificado com o número do caderno de prova ou outra forma que auxilie o candidato na identificação das questões correspondentes a sua área/cargo pretendido.

6.12 Em hipótese nenhuma haverá segunda chamada para realização da prova, seja qual for o motivo alegado pelo candidato, implicando a ausência na sua eliminação do Processo Seletivo Seletivo.

6.13 Os 03 (três) últimos candidatos permanecerão no local até a conclusão do último, para, após, assinarem o termo de recolhimento dos cartões resposta, juntamente com os fiscais (de sala e coordenador).

6.14 Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, a entidade responsável pela elaboração das provas do Processo Seletivo, se reserva o direito de não fornecer exemplares dos Cadernos de Provas a candidatos ou a outras instituições, mesmo após o encerramento do Processo Seletivo, estando à disposição dos candidatos na Secretaria de Educação, uma cópia das provas escritas para sua consulta, durante o prazo recursal previsto no Edital.

6.15 A correção das provas através da conferência do cartão resposta com o gabarito será realizada pela equipe técnica responsável e será divulgada no site www.processosseletivos.com.br/ararangua e site da Prefeitura www.ararangua.net.

6.16 As demais regulamentações para as provas do Processo Seletivo constam no Anexo I deste Edital.

 

7. DA CLASSIFICAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

 

7.1 Os candidatos considerados aprovados serão ordenados e classificados pela área/disciplina e pela habilitação mínima exigida em listagens distintas: de acordo com a sua inscrição no Processo Seletivo, segundo a ordem decrescente de pontuação final, expressa em 03 (três) algarismos, de acordo com a seguinte fórmula:

PONTUAÇÃO FINAL =

(NOTA DA PROVA ESCRITA) X 7 + (PONTOS DA PROVA DE TÍTULOS + TEMPO DE SERVIÇO) X 3

7.2 No caso de empate na classificação terão preferência para a nomeação, sucessivamente, o candidato que:

  1. Obtiver maior pontuação na prova escrita;

  2. Obtiver a maior pontuação na soma da prova de Títulos e Tempo de Serviço;

  3. Obtiver o maior Título;

  4. Persistindo o empate prevalecerá o de maior idade.

7.3 As provas obedecerão aos critérios especificados pelo Anexo I e conteúdos programáticos constantes do Anexo II deste Edital.

7.4 A chamada dos candidatos selecionados será efetuada obedecendo à ordem de classificação, mediante a existência de vagas.

7.5 A publicação da classificação final será divulgada nos sites www.processosseletivos.com.br/ararangua, www.ararangua.net ou junto ao Mural Oficial de Publicação da Prefeitura de ARARANGUÁ, no dia 10/05/2014.

8. DOS PRAZOS PARA RECURSOS

 

8.1 O recurso deverá ser individual, por questão, com a indicação daquilo que o candidato se julga prejudicado, devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citação das fontes de pesquisa, páginas de livros, nome dos autores, bibliografia específica, etc., juntando cópia dos comprovantes, devendo o mesmo ser dirigido e protocolado na Secretaria Municipal de Educação de ARARANGUÁ/SC, conforme datas e horários estabelecidos neste edital no Anexo I.

8.2 Após o julgamento dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, que não os obtiveram na correção inicial. Se resultar em alteração do gabarito, as provas de todos os candidatos serão corrigidas novamente, conforme essa alteração e seu resultado final divulgado de acordo com esse novo gabarito.

8.3 Os pedidos de revisão de provas e notas somente serão aceitos se feitos pelos próprios candidatos. É vedada a condição de pedidos de revisão de provas e notas de terceiros.

8.4 No pedido de Revisão de provas será apresentado apenas uma vez ao candidato o Caderno de Provas com respectivo Gabarito, ficando impedido de fazer qualquer alteração ou cópia.

9. DA ESCOLHA DE VAGAS

9.1 Para a escolha de vagas, o candidato será chamado conforme as necessidades surgidas no decorrer do ano letivo de 2014, em ordem classificatória. A chamada será feita por telefone (até 03 tentativas), por e-mail (que deverá ser respondido em até 24 horas) ou publicação em jornais de circulação local (onde deverá manifestar-se em até 03 dias) ficando sob responsabilidade de o candidato manter seus dados atualizados e disponíveis para atendimento

9.2 A escolha de vaga deve ser feita pelo titular da inscrição, não podendo ser por procuração.

9.3O candidato deverá aceitar a vagaexistente de 20 ou 40 horas semanais (conforme a opção selecionada, validada e homologada na classificação) na Rede Municipal de Ensino, na sua totalidade de carga horária, não podendo a mesma ser alterada.

9.4 O candidato que aceitar a vaga oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e não assumir no tempo previsto será considerado como desistente, sendo eliminado do processo seletivo.

9.6 O profissional contratado ficará vinculado a Secretaria Municipal da Educação, onde poderá ocorrer mudança de local de trabalho, sempre que necessário.

9.7 O candidato contratado ficará em permanente avaliação, caso seu aproveitamento não seja satisfatório, será rescindido seu contrato conforme Legislação Municipal.

9.8 A avaliação de desempenho neste caso será comprovada através de relatórios, onde no mínimo 02 (duas) pessoas da referida escola e 01 (uma) representante da Secretaria Municipal de Educação assinem cada um deles;

9.9 O candidato que tiver seu contrato rescindido em função do ocorrido no subitem 9.7 não poderá optar por outra vaga durante o ano letivo de 2014 e implicará no indeferimento de sua inscrição para o ano letivo de 2015, com ressalvas para defesa.

9.10 O candidato deverá se apresentar no dia, local e horário determinado pela Secretaria de Educação.

9.11 O candidato que não tenha interesse na vaga deverá comparecer no dia, local e horário determinado pela Secretaria Municipal de Educação, a fim de formalizar a sua desistência, mantendo-se o mesmo na ordem de classificação do Processo Seletivo e aguardando o término da lista de candidatos para uma nova chamada.

9.12 O candidato deverá apresentar-se no Departamento Pessoal tão logo a Secretaria de Educação determine a sua lotação e terá quatro dias úteis para apresentar todas as documentações exigidas para a efetivação do contrato. Passando o prazo, fica a Secretaria de Educação autorizada a dar continuidade à chamada dos demais candidatos, respeitando a sequencia da ordem de classificação. Caso o candidato não se apresentar no prazo determinado, será excluído do processo seletivo.

9.13 O (a) candidato (a) não terá o direito de determinar o turno de trabalho (período matutino ou vespertino) quando sua opção tiver sido de 20 horas semanais. Não será permitida a troca de período exceto quando for por permuta na mesma área. Caso desista da vaga passará para o final da lista de classificados.

9.14 O (a) candidato (a) contratado para vaga na Educação Infantil (Creches), trabalhará no recesso escolar no mês de Julho.

10. DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

10.1 Fica delegada competência à empresa PS CONCURSOS para:

a) Organizar programas e inscrições no portal da internet;

b) Deferir e indeferir as inscrições e apreciar recursos de provas previstos neste Edital;

c) Disponibilizar a Emissão Eletrônica dos documentos de pré-inscrições e inscrição através de sistemas automatizados e on-line;

d) Elaborar, aplicar, julgar, corrigir e avaliar a prova escrita;

10.2 Ficam atribuídos a COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO:

a) Elaborar e responder pelo edital;

b) Prestar informações sobre o processo seletivo;

c) Validar as inscrições e informações prestadas pelo candidato;

d) Receber e apreciar os recursos previstos neste edital;

e) Homologação das etapas do processo seletivo.

 

11. DAS VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

 

11.1 Às pessoas com deficiência são asseguradas o direito de inscrição no Processo Seletivo, Modalidade – Emprego Público de que trata este Edital, nos termos do Decreto Federal nº. 3.298/99.

11.2 São reservados 5% das vagas abertas por este edital, para cada cargo, às pessoas com deficiência de conformidade com o inciso VIII do art. 37 da Constituição Federal e Decreto Federal nº. 3.298/99, e suas alterações, Decreto Federal nº. 5.296/2004 e suas alterações e na Lei Federal nº. 7.853/1989, caso não houver candidato inscrito ou aprovado as vagas reservadas serão disponibilizadas para os demais candidatos aprovados.

11.3 O Direito de concorrer à reserva de vagas será definido pelo laudo apresentado no ato da inscrição, conforme item 3.3 deste edital, o qual será avaliado e homologado pela junta médica do município.

11.4 Caso o candidato inscrito como pessoa com deficiência não se enquadre nas categorias definidas no Art. 4, incisos I a V, do Decreto Federal nº. 3.298/99, a homologação de sua inscrição se dará na listagem geral de candidatos e não na listagem específica para pessoas com deficiência.

11.5 No ato da inscrição o candidato portador de deficiência que necessite de atendimento diferenciado no dia do Processo Seletivo, deverá requerê-lo, por escrito, indicando as condições diferenciadas de que necessita para realização das provas.

11.6 As pessoas com deficiência participarão da seleção em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à pontuação mínima exigida.

11.7 O candidato com deficiência que, no ato da inscrição não declarar esta condição ou não atender as condições de deficiência determinadas neste Processo Seletivo, terá sua inscrição inválida, passando a concorrer unicamente como candidato sem deficiência e não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

 

12 DOS VALORES DE INSCRIÇÃO

 

Para efetuar plenamente sua inscrição no processo seletivo, os candidatos deverão fazer DEPÓSITO IDENTIFICADO, de acordo com o cargo pretendido, o respectivo valor (listado na lista abaixo) na C/C: 261-6, AG.: 0427, Operação: 006, Banco nº104 (Caixa Econômica Federal), Titular: Prefeitura Municipal de Araranguá, do dia 01/04/2014 até o dia 11/04/2014.

12.1Para os cargos de Nível Superior: R$ 30,00 (trinta reais).

12.2 Para os cargos de Nível Médio: R$ 20,00 (vinte reais).

12.3 Para os cargos de Nível Fundamental: R$ 10,00 (dez reais).

  13 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1A inscrição do candidato implicará no conhecimento tácito destas instruções e na aceitação das condições do Processo Seletivo, nos termos em que se acharem estabelecidos, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

13.2 Será divulgado o gabarito das questões da prova até as 23h59min do dia 27/04/2014 www.processosseletivos.com.br/ararangua e as notas das provas serão divulgadas no dia 07/05/2014.

13.3 A aprovação do candidato neste processo não cria direito à admissão, e esta, quando se der, respeitará a ordem de classificação das listas de habilitados.

13.4 Se aprovado e convocado o candidato, por ocasião da contratação, deverá apresentar todos os documentos exigidos pelo presente Edital bem como outros que lhe forem solicitados, acarretando, o descumprimento deste requisito, na perda do direito à vaga e consequente não contratação.

13.5 É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos Editais e seus anexos que serão publicados no Diário Oficial do Município, no site Oficial do Município www.ararangua.net, no portalwww.processosseletivos.com.br/ararangua e afixados em mural na Secretaria Municipal de Educação de ARARANGUÁ/SC.

13.6 O ato de inscrição implica na aceitação destas e demais condições do presente Edital e do Regulamento do Processo Seletivo e, em caso de classificação e contratação, a observância do regime jurídico nele indicado, bem como do regimento interno da Prefeitura de ARARANGUÁ/SC.

13.7 Os cartões resposta deste Processo Seletivo, bem como os cadernos de provas serão arquivados e serão mantidos pelo período de 120 (cento e vinte) dias a contar da divulgação do resultado final do Processo Seletivo, findo o qual, serão incinerados.

13.8 O processo seletivo de que trata este Edital terá validade até o dia 31 de janeiro de 2015.

13.9 Faz parte deste edital o anexo I – das datas e do regulamento para as provas do Processo Seletivo.

13.10 Faz parte deste edital o anexo II – dos conteúdos programáticos.

13.11 Faz parte deste edital o anexo III – do requerimento do candidato com deficiência;

13.12 Faz parte deste edital o anexo IV – do formulário para recurso.

13.13 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo.

13.14 Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

13.15 Revogam-se as disposições em contrário.

ARARANGUÁ / SC, 31 de Março de 2014

Fica homologado o presente EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2014, a data, o local e o horário da prova.

 

 

 

 

 

MARIA ROSANGELA M. CASAGRANDE SANDRO ROBERTO MACIEL

Secretário(a) de Educação Prefeito Municipal em Exercício

ESTADO DE SANTA CATARINA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARANGUÁ

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2014

 

 

ANEXO I

 

 

 

CRONOGRAMA DO PROCESSO

 

CRONOGRAMA

01/04/2014 à 10/04/2014

Pré-inscrição on-line.

09/04/2014 à 11/04/2014

Validação das inscrições, encerrando às 19 horas do dia 10/01/14.

11/04/2014 até as 23h59min

Publicação da homologação das inscrições

14/04/2014 e 15/04/2014

Prazo para recurso do indeferimento das inscrições

27/04/2014

Realização das provas

27/04/2014

Divulgação do gabarito

28/04/2014 e 29/04/2014

Prazo para recurso da prova

07/05/2014

Divulgação da classificação Parcial e notas das provas

08/05/2014 e 09/05/2014 até as 12 horas

Prazo para recurso da classificação

10/05/2014

Divulgação da classificação final

 

 

 

REGULAMENTO PARA AS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO

 

 

Para os Cargos de Nível Superior

  • Os portões do prédio onde será realizada a prova escrita serão fechados, impreterivelmente, às 09:00 horas. O candidato que chegar após o horário estabelecido, terá sua entrada vedada e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

  • A prova terá início às 09h30min e término às 11h30min.

 

Para os cargos de Nível Médio e Fundamental

  • Os portões do prédio onde será realizada a prova escrita serão fechados, impreterivelmente, às 14h. O candidato que chegar após o horário estabelecido, terá sua entrada vedada e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

  • A prova terá início às 14h30min e término até as 16h30min.

 

Não será admitida a entrada de Candidato após o fechamento dos portões do prédio, e/ou que não estiver munido do Documento de Identidade Original com Foto.

O candidato apenas estará segurado da realização da prova mediante a apresentação do comprovante de validação de inscrição em caso de não constatação de seu nome nas listas de distribuição de locais de prova fixados na entrada do prédio onde serão realizadas as provas.

Os envelopes das provas serão abertos por 02 (dois) candidatos, que comprovarão os respectivos lacres e assinarão, juntamente com 01 (um) fiscal de sala e confirmação de 01 (um) fiscal de coordenação, um termo de abertura dos envelopes.

Durante a prova não poderá ser feita qualquer espécie de consulta, nem o uso de máquinas calculadoras, celulares ou quaisquer tipos de aparelhos ou anotações.

Não será permitido qualquer tipo de comunicação do candidato com outros candidatos ou com o exterior do recinto, sob pena da eliminação do Teste Seletivo do(s) Candidato(s) envolvido(s). Aparelhos de telefonia celular, bip e/ou similares deverão ser desligados.

As provas terão um prazo mínimo de realização de 30 (trinta) minutos.

O candidato poderá sair da sala somente em caso especial e acompanhado de um fiscal.

É expressamente proibido fumar nos locais das provas.

Todas as respostas da prova escrita deverão ser transpostas para a grade de respostas, não podendo ficar nenhuma questão sem resposta.

Após a conclusão e entrega da prova, os candidatos não poderão permanecer nos corredores da escola.

Os 03 (três) últimos candidatos permanecerão na sala até a conclusão do último, para, após, assinarem o termo de realização de prova juntamente com os fiscais.

Os envelopes contendo os cartões resposta dos candidatos deverão ser entregues pelos Fiscais ao Coordenador da equipe de aplicação do processo seletivo, acompanhados dos três últimos candidatos.

 

 

ARARANGUÁ / SC, 31 de Março de 2014

 

 

 

 

 

Fica homologado, o anexo I, do presente EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2014, a data, o local e o horário da prova.

 

 

 

 

 

 

MARIA ROSANGELA M. CASAGRANDE SANDRO ROBERTO MACIEL

Secretário(a) de Educação Prefeito Municipal em Exercício

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTADO DE SANTA CATARINA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARANGUÁ

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2014

 

ANEXO II

 

CONTEÚDOS DA PROVA ESCRITA

 

1. CONHECIMENTOS GERAIS (10 questões)

Para todos os cargos:

Função social da escola, Currículo, Projeto Político Pedagógico; Concepções de Ensino-Aprendizagem; Concepção histórico cultural (Vygotsky e Wallon); Inclusão digital; Teorias do conhecimento (Paulo Freire); Educação Inclusiva; Planejamento e avaliação; Legislação da educação básica; Estatuto da Criança e do Adolescente; Atualidades.

 

2. LINGUA PORTUGUESA(03 questões)

Para os cargos de nível Superior

Compreensão e interpretação de textos. Características dos diversos gêneros textuais. Tipologia textual. (sequências narrativa, descritiva, argumentativa, expositiva, injuntiva e dialogal). Elementos de coesão e coerência textual. Funções da linguagem, Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Emprego e descrição das classes de palavras. Sintaxe da oração e do período. (ênfase em concordância e regência). Significação das palavras e inferência lexical através do contexto.

Para os cargos de nível Médio

Colocar aqui os conteúdos; Fonética e Fonologia Fonema e Letra Ortografia Recursos sonoros Vícios de linguagem Lexicologia Polissemia Sinônimos e antônimos Homônimos e parônimos Morfologia Estrutura as palavras Formação das palavras Neologismos e Estrangeirismos Interpretação de textos e charges.

 

3. MATEMÁTICA (02 questões)

Para os cargos de nível Superior

Conjuntos numéricos. Operações com conjuntos. Números naturais, inteiros, racionais e reais. Fatoração e números primos – divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Razões e proporções; divisão proporcional. Regras de três simples e composta. Porcentagem. Interpretação de gráficos e tabelas. Equações do 1.º grau. Sistemas lineares. Noções de geometria plana – retas, ângulos, paralelismo e perpendicularismo, triângulos e quadriláteros. Conhecimentos básicos sobre perímetro e área de figuras planas. Conhecimentos básicos sobre volumes de sólidos. Sistemas de medidas – tempo, massa, comprimento, área, volume.

 

Para os cargos de nível Médio

Operações Fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) com números naturais, fracionários e decimais; Medidas de comprimento, superfície, volume e capacidade, massa e tempo; Porcentagem.

 

 

4. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (05 questões)

4.1.1 – Educação Infantil

Concepção de Infância; concepções de atendimento à infância; Função Social da Educação Infantil; Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Eixos Norteadores da Educação Infantil e o Papel do Professor;

 

4.1.2 – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Alfabetização na perspectiva do letramento; Alfabetização como processo de apropriação das diferentes linguagens: apropriação inicial da leitura e da escrita Oralidade e escrita; Perfil do Professor Alfabetizador; Letramento e a diversidade de Gêneros discursivos; Ideia de representação, funções sociais da escrita; Texto: unidade da língua, tipologia textual, produção e reestruturação de textos, análise linguística; Direitos de aprendizagem da Língua Portuguesa; Sequência didática (Schneuwly, Dolz e colaboradores).Elaboração de conceitos matemáticos: Campos Numéricos – Números Naturais, Números Racionais, Análise Combinatória; Campos Geométricos – Geometria Espacial, Geometria Plana, Sistema de Medidas; Estatística – Gráficos estatísticos; Direitos de aprendizagem da Matemática; Elaboração de conceitos das Ciências Naturais: meio biótico e abiótico, recursos tecnológicos, interdependências, saúde; Elaboração de conceitos das Ciências humanas e sociais: tempo, tempo cronológico e histórico, temporalidade, espaço, relações e interações, cotidiano, memória e identidade/grupo, paisagem, localização, orientação, representação; Parâmetros Curriculares Nacionais das Séries Iniciais.

4.1.3 – Educação Física:

Origem e evolução da Educação Física, Educação Física na Concepção Histórico Cultural, Educação Física Crítico Superadora; Educação do corpo e do movimento humano; Conceitos essenciais da Educação Física Escolar: Corporeidade/Movimento: dança; jogos; ginástica, Esporte e Lutas e Qualidade de vida.

4.1.4 – Artes:

Conhecimentos artísticos, estéticos e culturais produzidos historicamente e em produção pela humanidade; Conceitos de som, forma, cor, gesto, movimento, espaço e tempo nas linguagens artísticas: musical, visual, cênica, articulados aos processos de contextualização, produção artística e leitura de imagens e de obras de arte.

 

4.1.5 – Auxiliar de Ensino para Educação Infantil.

Recepção às crianças, banho e higiene, fornecimento de alimentação, vigilância a saúde e alimentação, zelo pela higiene da sala e outros materiais, organização de atividades educativas e materiais pedagógicos, auxílio em atividades escolares que promovam o desenvolvimento físico, mental, emocional e social, auxílio ao docente em todas as atividades de atendimento às crianças.

 

4.1.6 – Língua Portuguesa / Inglês

1. Compreensão de textos contemporâneos. 2. Identificação das características de composição e de função social de diferentes gêneros de texto. 3. O sistema ortográfico do português – emprego de letras. 4. Acentuação gráfica de acordo com o atual Acordo Ortográfico. 5. Sintaxe de concordância e de regência nominal e verbal; o fenômeno da crase. 6. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto escrito (níveis: morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo). 7 Formação de palavras – significado e sentido de morfemas. 8 Emprego das diferentes classes gramaticais na construção de sentido do texto escrito. 9 Flexão verbal – valor semântico de tempos, modos e vozes verbais, locuções verbais, tempos compostos e formas nominais do verbo. 10 Colocação de termos na oração. 11 Relações de sentido entre orações e segmentos de texto – conectores que conferem coerência e coesão ao texto. 12 Emprego dos sinais de pontuação. 13 Conotação e denotação – figuras de linguagem. 14 Metodologias e abordagens de ensino da língua inglesa e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – língua estrangeira. 15 Compreensão de textos: estratégias de leitura; conceito de gênero textual e de tipo de texto; leitura e gêneros textuais; 16 relação texto-contexto. 17 Léxicogramática: verbos: tempo, modo e voz; auxiliares modais; ‘phrasal verbs’; substantivos, pronomes, artigos, adjetivos possessivos e numerais. Advérbios e preposições expressando tempo, modo e lugar; subordinação e coordenação. 18 Discurso: discurso direto, relatado, direto livre e relatado livre e sua função comunicativa no texto. 19 Inglês escrito e falado, inclusive nas novas tecnologias de comunicação.

 

4.1.7 – Língua Portuguesa / Espanhol

1. Compreensão de textos contemporâneos. 2. Identificação das características de composição e de função social de diferentes gêneros de texto. 3. O sistema ortográfico do português – emprego de letras. 4. Acentuação gráfica de acordo com o atual Acordo Ortográfico. 5. Sintaxe de concordância e de regência nominal e verbal; o fenômeno da crase. 6. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto escrito (níveis: morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo). 7 Formação de palavras – significado e sentido de morfemas. 8 Emprego das diferentes classes gramaticais na construção de sentido do texto escrito. 9 Flexão verbal – valor semântico de tempos, modos e vozes verbais, locuções verbais, tempos compostos e formas nominais do verbo. 10 Colocação de termos na oração. 11 Relações de sentido entre orações e segmentos de texto – conectores que conferem coerência e coesão ao texto. 12 Emprego dos sinais de pontuação. 13 Conotação e denotação – figuras de linguagem.

Pronomes Pessoais; O substantivo; Gramática – Pronúncia; Lista de adjetivos;Verbos ser e estar;Tempo cronológico; Formas geométricas; Pronomes interrogativos; Infinitivo e gerúndio; Formas de tratamento; Adjetivos possessivos; Verbos usuais; Artigo neutro lo; Verbos reflexivos; Expressões idiomáticas com o verbo tener.; Particípio presente; Particípio passado irregular; Probabilidade, futuro e condicional; Adjetivos com significado diferente de ser e estar.

4.1.8 – Matemática

1. Operações com números reais: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição,subtração, multiplicação, divisão e potenciação. 2. Múltiplos e Divisores. 3. Proporcionalidade:Razão e proporção; Divisão proporcional. Regra de três simples. Porcentagem. 4. Medidas de comprimento, área, capacidade, volume, massa e tempo. 5. Princípio Multiplicativo. 6. Cálculo Algébrico: Resolução de situações problemas envolvendo equações e sistemas do 1º grau. 7.Volumes dos principais sólidos geométricos. 8. Conservação, redução e ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros. 9. Figuras tridimensionais e suas respectivas planificações. 10. Arestas, vértices e faces de um sólido geométrico.

4.1.10 – Geografia

A Educação Geográfica e o Ensino Fundamental. 2. Os processos da dinâmica natural (geológicos, geomorfológicos, climáticos, hidrológicos, botânicos e pedológicos) e as formas espaciais resultantes. 3. Aproveitamento econômico, gestão e uso dos recursos naturais, problemas ambientais resultantes e as iniciativas para a conservação do meio-ambiente. 4.Fundamentos da cartografia: convenções, escalas e projeções cartográficas, formas de representação do relevo, fusos horários e o caráter ideológico das representações cartográficas; 5. Distribuição espacial da população, dinâmicas do crescimento demográfico, estrutura populacional, teorias demográficas, movimentos populacionais, desigualdades socioeconômicas, étnicas e de gênero. 6. Fontes de energia e as questões econômicas e ambientais correlatas. 7. O processo de mundialização da economia capitalista, a Revolução Técnico-científica, o pósfordismo, e a importância das redes técnicas para a organização do espaço. 8. Meio ambiente urbano, critérios de definição de aglomerado urbano, processos de metropolização/desmetropolização e formas espaciais correlatas, rede urbana e hierarquia urbana, a organização interna da cidade capitalista. 9. O comércio internacional e a integração do Brasil à economia mundial. 10. Características básicas da organização do Estado territorial brasileiro, as políticas públicas regionais, regionalizações, unidades regionais, identidades regionais brasileiras, divisão territorial do trabalho no Brasil. 11. Geografia regional do mundo.

4.1.11 – História

Transformações e permanências: Tempo do indivíduo e o tempo social; tempo cronológico e tempo histórico, características dos sistemas sociais e culturais, registro de tempo ao longo da história. 2. Diferenças socioculturais que caracterizam os espaços sociais (escola, a localidade, a cidade, o país e o mundo), reconhecimento, valorização e respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural como fundamentos da vida social. 3. Formação histórica brasileira: o estudo e a análise de situações históricas – o período da colonização, processo de independência, período monárquico, a República, desenvolvimento e consolidação da democracia, inserção no mundo globalizado – reconhecimento e valorização da diversidade, responsáveis pela construção das identidades individual e coletiva. 4. Influências da História nas formas de convivência e organização social do tempo presente e do passado. 5. As relações sociais de trabalho ao longo da história: impactos da tecnologia nas transformações dos processos de trabalho, relações entre

trabalho e cidadania, trabalho urbano e trabalho rural.

4.1.12 Ciências

Educação em ciências: conteúdo e metodologia. Questões sócio-científicas e as implicações éticas. Alfabetização científica. 2. Origem da vida. Principais teorias do processo evolutivo. 3.Seres vivos. Origem das espécies. Biodiversidade. Caracterização geral dos filos. Funções vitais. Sistemas de classificação. 4. Biologia celular. Principais diferenças entre procariotas e eucariotas. Processos bioenergéticos: fundamentos, respiração e fotossíntese, biossíntese de proteínas. Reprodução celular: mitose e meiose. Desenvolvimento embrionário. Reprodução humana. 5.Genética. Fundamentos de citogenética. Código genético. Caracterização geral das biotecnologias e seus impactos sociais. Organismos geneticamente modificados. 6. Ecologia. Conceitos fundamentais. Relações tróficas entre os seres vivos. O ecossistema e seus componentes. Os principais biomas. Educação ambiental: princípios gerais. Ocupação histórica do meio ambiente pelo homem. Poluição e desequilíbrios ecológicos. 7. Ser humano e Saúde. Educação para a promoção da saúde. Conceitos de saúde. Sistemas do corpo humano. Sexualidade. Doenças transmissíveis, meio ambiente e qualidade de vida. Implicações no contexto atual. 8. Universo, Sistema Solar e Planeta Terra. Teoria do Big Bang. Energia e suas transformações. Sol como fonte básica de energia. Elementos da natureza: ar, água e solo. Ciclos biogeoquímicos e a vida na Terra. Importância e propriedades da água. 9. Matéria. Teoria atômica-molecular: evolução do conceito de átomo. Estados físicos da matéria. Mudanças de estado. Aspectos macroscópicos: substâncias simples e compostas; misturas homogêneas e heterogêneas. Processos físicos de fracionamento das misturas. Soluções. Funções químicas inorgânicas: conceitos, classificações e nomenclaturas de óxidos, ácidos, hidróxidos e sais. 10. Vida: Movimentos e Fenômenos. Transformações mecânicas, térmicas e eletromagnéticas. Fenômenos ondulatórios: acústicos e ópticos.

4.1.13 Auxiliar de Serviços Gerais para o Campo/Interior e Centro Urbano (10 Questões)

Manuseio de equipamentos básicos, entendimento de funcionamento de máquinas, noções de segurança, uso de equipamentos de proteção individual, questões sobre o manuseio de insumos agrícolas, higiene pessoal, resolução de conflitos, trabalho em equipe e hierarquia de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

ARARANGUÁ / SC, 31 de Março de 2014

 

 

 

 

 

 

Fica homologado, o anexo I, do presente EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2014, a data, o local e o horário da prova.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MARIA ROSANGELA M. CASAGRANDE SANDRO ROBERTO MACIEL

Secretário(a) de Educação Prefeito Municipal em Exercício

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estado de Santa Catarina

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARANGUÁ

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2014

 

ANEXO III

PARA USO DE CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

 

R E Q U E R I M E N T O

Nome:_______________________________________________________________

Nº. de Inscrição:__________

RG:_____________________________________, CPF:______________________________________________,

Candidato (a) ___________________________________________________________________

Inscrito (a) para a Cargo de:__________________________________________________, Código_____________, Residente:____________________________________________________________________, n°_________, Bairro: __________________________, Fone: (____) _________________,

Portador da Necessidade Especiais_________________________________________________, requer a Vossa Senhoria condições especiais (*) para realização da prova objetiva do Teste Seletivo da Prefeitura Municipal de ARARANGUÁ SC, conforme Edital de Processo Seletivo n° 01, de 28 de Março de 2014, anexando para tanto, Laudo Médico, bem como, fotocópia do documento de identidade. Necessito do(s) seguinte(s) recurso(s):

______________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

N. Termos

P. Deferimento.

 

ARARANGUÁ SC, ______de___________________de 2014.

 

 

___________________________________________________________

Assinatura

 

 

(*) Anexar documento apresentando as condições diferenciadas de que necessita para realização da prova e/ou justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da sua área de deficiência

Estado de Santa Catarina

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARANGUÁ

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2014

 

ANEXO IV

 

FORMULÁRIO PARA RECURSO

 

Nome: _______________________________________________________________________

Endereço: ____________________________________________________________________

Cargo: ______________________________________________________________________

Nº. de Inscrição: __________ Carteira de Identidade Nº.: _______________________

Questionamento: __________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

Embasamento: ____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

 

Data: ___/___/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

______________________________________

Assinatura

 

 

ESTADO DE SANTA CATARINA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARANGUÁ

SECRECTARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO N.º001/2014

 

 

ERRATA 01

 

 

O MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ torna pública a retificação dos conteúdos constantes nos itens 2.1 e 5.1 do edital 001/2014 da Secretaria Municipal de Educação, de forma que a partir desta data passam a vigorar os conteúdos a seguir especificados:

 

 

2.1 O candidato, para validar a sua inscrição no presente Processo Seletivo, após preenchimento do formulário de pré-inscrição on-line, deverá comparecer no período de 09/04/2014 à 11/04/2014 das 08h às 12h e das 13h30min às 17h, na SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, sito à AV. CAPITÃO PEDRO FERNANDES, nº1583, ESQUINA COMA A RUA CAETANO LUMMERTZ – CENTRO, ARARANGUÁ-SC, com os documentos abaixo listados:

  1. Formulário de Pré-inscrição impresso;

  2. Comprovante de DEPÓSITO IDENTIFICADO do valor da inscrição;

  3. CPF e Carteira de Identidade (original e cópia);

  4. Documentos para comprovação de tempo de serviço de acordo com o item 5.3.2.2(original e cópia);

  5. Comprovante de habilitação profissional ou de escolaridade exigida para o cargo pleiteado, curso de magistério, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado na área da educação (original e cópia);

  6. O Candidato que apresentar certidão de colação de grau deverá, obrigatoriamente, no dia da admissão, apresentar o diploma de conclusão do curso (original e cópia).

 

5.1 O processo seletivo constará de 02(duas) etapas:

a) Prova Escrita, de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos de caráter classificatório (ressalvada a ausência do candidato à prova ou zerá-la, casos em que será eliminado do processo seletivo);

b) Prova de Títulos (escolaridade e tempo de serviço), de caráter classificatório.

 ARARANGUÁ/SC, 02 de Abril de 2014.

 

 

 

 

MARIA ROSANGELA M. CASAGRANDE                                                               SANDRO ROBERTO MACIEL

Secretária de Educação                                                                                         Prefeito Municipal em Exercício

 

 

Detalhes

  • Status atual: Finalizado

  • Nº do Edital: 002/2014

  • Data Concurso: 27/04/2014

  • Modalidade:

Histórico