CONHEÇA O PROGRAMA MELHOR EM CASA

O município de Araranguá implementou o Programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde há 10 anos. Desde então, o programa tem oferecido atendimento integral e humanizado a pacientes que necessitam de cuidados multiprofissionais, de forma transitória e intensiva, com frequência mínima semanal, tanto em domicílio quanto em situações de restrição ao leito, abrangendo todas as faixas etárias.

O programa atende em média 50 pacientes por mês, sendo que a frequência varia conforme as necessidades individuais de cada paciente, podendo ser diária, inclusive aos finais de semana e feriados.

A equipe do Melhor em Casa é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e técnicos de enfermagem. Além disso, o programa conta com uma extensa rede de apoio, mantendo constante contato com os serviços de assistência social, UPA 24h, Atenção Básica, Regulação, Transporte, Farmácia Básica e Especial, Almoxarifado, além de outras áreas como o Hospital Regional de Araranguá e a Policlínica.

O acesso ao programa se dá por meio das UBS, onde o paciente é avaliado pela equipe. Aqueles que preenchem os critérios de elegibilidade estabelecidos pela Portaria Ministerial 3.005 de 02 de janeiro de 2024, passam a receber acompanhamento pelo programa, até que adquiram condições para alta e retorno ao atendimento na UBS de referência.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO