CRAS REALIZA AÇÃO ESTRATÉGICA PARA REFERENCIAR FAMÍLIAS NO PAIF

O CRAS de Araranguá promoveu neste sábado, dia 22, uma ação estratégica para referenciar famílias cujos filhos estão atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O serviço, executado de forma indireta por quatro entidades socioassistenciais vinculadas ao CRAS, vinha sendo acessado sem o devido registro no Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF).

A iniciativa faz parte de uma força-tarefa conjunta entre o CRAS e as entidades Casa da Fraternidade, Casa Madre Regina, Instituição Futuro Aprendiz e Centro de Aprendizagem Murialdo. A ação implementa um novo protocolo que estabelece critérios para definição do público e regulamenta a forma de ingresso dos usuários na política de assistência social, consolidando o CRAS como a única porta de entrada para esses serviços.

O protocolo segue as normativas da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e possibilita um mapeamento mais preciso da realidade socioeconômica do território. Com base nos dados obtidos, a gestão pública poderá avaliar a necessidade de novos investimentos em políticas sociais, ampliando a oferta de serviços e a cobertura socioassistencial, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade ou dificuldades de acesso.

Nesta ação, 20 famílias foram atendidas, resultando na inclusão de 17 delas no PAIF e no registro de 30 crianças e adolescentes no SCFV das entidades referenciadas ao CRAS.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO