ESTUDO COM SUPERAÇÃO: CONHEÇA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a Educação Básica destinada para jovens e adultos acima de 15 anos, que não tiveram acesso ou não concluíram o Ensino Fundamental.

Em Araranguá, a EJA conta com quatro turmas e atende em torno de 100 estudantes. Onde realiza a alfabetização (1° ao 5° ano) e Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano). As aulas acontecem na E.B.M. Nova Divinéia, de segunda a quinta-feira.

Já na sexta-feira, os estudantes participam das aulas dos cursos de qualificação em elétrica ou costura, uma parceria entre a Administração Municipal e o IFSC. Além da parceria entre o IFC de Sombrio.

E não para por aí, os estudantes também contam com:
Merenda de qualidade supervisionada por nutricionista;
Transporte escolar gratuito;
Distribuição de material escolar;
Distribuição de uniforme completo;
Professores qualificados.

A EJA possui alunos das mais diversas idades, mas o que nos impressiona é a garra e determinação do estudante Afonso Roque da Silva, de 73 anos. Conforme nos relatou, ele não voltou a estudar, porque nunca havia estudado.

”Sou do interior e fui criado com nove irmãos. Quando eu tinha de cinco para seis anos, meu pai faleceu, então tínhamos que trabalhar e ajudar em casa. Agora, já aprendi a ler, escrever e fazer cálculos. Eu estou muito satisfeito, mas é preciso ter coragem”, relata muito feliz.

Já para a aluna Marlene Santos da Silva, de 72 anos, que inclusive é esposa do seu Afonso, voltar a estudar é um grande sonho sendo realizado.

”Quando eu era mais nova, meu pai dizia que mulher não precisava estudar, porque depois que casa, vai para o fogão e tem que trabalhar dentro de casa. Então quando eu me casei aos 20 anos, vieram os filhos, mas eu continuei sonhando que estava em uma cadeira de escola”.

Ela ainda continua, ”Foi quando eu decidi que depois de criá-los eu iria retornar aos estudos. Retornei na EJA de Porto Alegre, mas tive que parar, pois não passava ônibus. Então quando nos mudamos para Araranguá, eu voltei a estudar, fiquei tão faceira e mesmo com a minha idade, eu ainda quero realizar o sonho de me formar. A EJA está sendo um sonho”, contou emocionada.

Dona Marlene ainda relatou, que nunca havia desfilado no Sete de Setembro e com a EJA, realizou mais este desejo de infância.

Para quem tem interesse em ingressar na EJA, assim como o seu Afonso e a dona Marlene, as matrículas são realizadas em dezembro e julho, com início das aulas em fevereiro e agosto. Nunca é tarde para finalizar os estudos!

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO