NOTA OFICIAL SOBRE A QUESTÃO DA MUNICIPALIZAÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS
A Administração Municipal de Araranguá, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, vem a público esclarecer a população araranguaense sobre a questão da municipalização de escolas estaduais no município.
De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Mariluce Rodrigues, nos últimos dias houve uma reunião com a Gerência Regional e a Secretaria de Educação do Estado para discutir propostas de municipalização de algumas escolas estaduais, as quais foram oferecidas pelo próprio Governo Estadual e que deveria ter sido conduzida pela Secretaria de Estado de Educação.
É importante ressaltar, que essa questão foi abordada de forma abrupta, sem tempo suficiente para diálogo com as comunidades escolares. O objetivo foi apenas um alinhamento de propostas, e a questão ainda não está definida.
Essa discussão ganhou destaque após declarações mal interpretadas feitas por uma diretora da rede estadual em uma entrevista recente, que geraram confusão e revolta nas comunidades, além de ter subestimado a qualidade do ensino da rede municipal. Também é importante esclarecer que não existe nenhum documento a ser assinado no dia de hoje, uma vez que a situação ainda não foi oficializada e requer discussões mais aprofundadas.
Cabe destacar, que a Secretaria de Educação e Cultura já fez um pedido de reunião, junto com a comunidade escolar, para ser realizada na segunda-feira, dia 4, às 19h30, na E.E.B. Prof° Mota Pires, localizada na rua Jovelino Gomes, Sanga da Toca II.
Atenciosamente;
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE ARARANGUÁ