Estacionamento terá que ser pago partir do dia 13

Desde a data do seu lançamento, no dia 03 de novembro, o sistema rotativo está funcionando de maneira experimental em Araranguá. Antes do início da cobrança, às vinte agentes da Sermog Ltda, empresa de Joinville que venceu a licitação e, por isso, executará os trabalhos, realizam uma campanha de conscientização dos motoristas. Elas entregam 50 mil informativos, esclarecendo dúvidas sobre como vai funcionar o estacionamento público nas ruas mais movimentadas do Centro.

No sábado, a monitora Jacke Mello repassou instruções para dezenas de pessoas, inclusive aquelas que aguardavam a chegada do ônibus, ou caminhavam pela Praça Hercílio Luz. “de uma maneira geral os cidadãos demonstram interesse em saber mais. A repercussão é positiva”, comentou.

No dia 13 de novembro, quinta-feira, será iniciada a cobrança do rotativo. A partir dessa data, não terá perdão. O sistema adotado em Araranguá será de cartão raspa-raspa. Os cartões serão de uma hora, sem fracionamento quanto à utilização do estacionamento rotativo.

“Quando forem registradas eventuais irregularidades quanto ao horário de uso do estacionamento rotativo, os motoristas terão cinco dias úteis para providenciar a regularização. A pena será a compra de dez cartões raspa-raspa. Se não fizer esta aquisição ou esquecer de colocar o cartão no painel do carro, o aviso de infração vai se converter em auto de infração de trânsito (hoje calculada em aproximadamente R$ 60), que inclui multa e perda de três pontos na CNH”, explicou o Procurador Geral do Município, Thiago Turelly.

O rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h30min e aos sábados das 08h3min às 12h30min. Nesse sistema de estacionamento, que é inédito em Araranguá, o motorista compra um bilhete semelhante a uma raspadinha. Ele mesmo escreve a placa do carro, data e o tempo que irá permanecer na vaga, o bilhete fica exposto no painel do veículo.

Através do estacionamento público rotativo, serão disponibilizadas aproximadamente 1.300 vagas. O preço do cartão é R$ 1,00 válido por uma hora. O cartão raspa-raspa pode ser comprado com as monitoras ou na sede da empresa, isto é, na Avenida 15 de Novembro, 1270, Centro. “Do valor arrecadado com o sistema de rotativo, à prefeitura receberá 36% do bruto, sendo que este montante será destinado exclusivamente para o Trânsito (manutenção de ruas, placas, sinalização, etc)

Estacionamento terá que ser pago partir do dia 13