Produtor rural destaca incentivos da prefeitura e elogia vida no campo

Quando perguntado sobre qual a formula para manter uma admirada disposição,  bom humor e aparência  produtor rural Vilson da Rocha Marcelino, de 76 anos exibiu um imenso sorriso no rosto e respondeu sem pensar duas vezes: “É simples, gosto da minha atividade, então não paro nunca, estou sempre alegre, tenho muito amor à vida e procuro alimentar-me de maneira saudável”, enumerou. Araranguaense de nascimento e proprietário de uma área de terra com 36 hectares na Itoupaba, Vilson é um exemplo de como é possível viver com qualidade no interior.

Trocando papéis por terra

Ao aposentar-se em 1996, Vilson trocou a rotina dos escritórios e reuniões da empresa gaúcha Gerdau pelo sossego do campo. Engana-se, no entanto, quem pensa que ele diminuiu o ritmo de trabalho. Ao contrário. Na propriedade, o dia a dia inicia bem cedo, ainda antes do sol nascer. Além da lavoura, onde o milho é um dos destaques, é preciso cuidar das 70 cabeças de gado, do entorno da moradia e do arroio, onde são existem espécies de peixe como carpas e trutas. “A diferença de quando trabalhava na área administrativa para hoje é que trabalho em meio à natureza e ao ar fresco. A vida no campo proporciona esse harmônico convívio. Aqui cada família cuida da sua propriedade, se conhece bem e mantém amizades fiéis e duradouras, que muitas vezes ultrapassam gerações” revelou.

A fonte da água

Vilson afirma que, ultimamente tem outros motivos para comemorar a melhoria na qualidade de vida. “Desde  o mês de agosto, quando o município, por meio do Samae inaugurou a implantação da rede de água na Itoupaba, não precisamos mais conviver com a escassez deste líquido. Isto gera muitos benefícios, porque possibilita um melhor planejamento no cultivo da lavoura e nos cuidados com o gado. Outra vantagem é que diminuiu a despesa que era consequente da instalação de poços artesianos e outros meios para captar-se água”, elogiou o produtor.

Estradas e acessos

Com a sabedoria dos seus 76 bem vividos anos, como faz questão de dizer, Vilson destaca outra melhoria feira pela prefeitura. “Através da Secretaria do Interior a estrada geral recebeu manutenção e implantação da material. Além disso, o acesso as propriedades foi revitalizado Estas ações são fundamentais para o escoamento da produção no campo”, argumentou.

Coleta de lixo

Outra benfeitoria que vai melhorar a qualidade de vida das famílias residentes em Itoupaba já foi anunciada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos: até o final do mês de novembro, a prefeitura ampliará a coleta de lixo na comunidade. Desde o início do ano, o recolhimento do lixo foi ampliado atendendo, também, as comunidades de Rio dos Anjos, Rio dos Porcos, Distrito Hercílio Luz, Espigão da Pedra, Ilhas, Morro Agudo e Barra Velha, onde o serviço é realizado duas vezes por semana; além de Pontão, Morro do Pronto e Itoupaba, que recebem coleta a cada 15 dias. “São inventivos simples, mas que há muito tempo eram reivindicados pelos produtores rurais. Com a atenção recebida por parte da prefeitura, a vida no campo está cada dia melhor”, finalizou Vilson da Rocha Marcelino.