Cidade das Avenidas deve abrigar pólo da Universidade de Santos
O município consolida-se cada vez mais como um dos principais pólos educacionais do Estado. Isso porque, a cidade, que já possui campus de instituições como Ufsc Ifsc, Unisul, Faculdades do Vale do Araranguá, pólo da Universidade Aberta do Brasil UAB e Unopar) deve abrigar também uma unidade de ensino à distância da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). O prefeito Sandro Roberto Maciel inclusive já autorizou convênio, que foi aprovado pela câmara de vereadores nesse sentido.
Gestor do pólo da Unimes em Santa Catarina, Douglas Antunes, apresentou um plano com a proposta do estabelecimento de ensino. Uma das solicitações da instituição para que se instale na cidade é a disponibilização de um local, cedido pela prefeitura. A prefeitura aprovou a solicitação e está viabilizando o convênio. Em consequência disso, o executivo está cedendo um espaço localizado junto à Escola Básica Municipal Nova Divinéia. Como contrapartida, a universidade vai disponibilizar bolsas de estudos para alunos carentes (que corresponde a 10% do total de matrículas feitas), tornar-se parceira da Escola Nova Divinéia e também de projetos educacionais realizados pelo governo municipal.
Nessa sexta-feira a tarde, dia 14, o gestor do pólo da Unimes, Douglas Antunes e uma comitiva araranguaense realizaram uma visita à escola, quando avaliaram o local oferecido. O grupo foi recepcionado pela diretora do educandário, Selma R. G. Martins.
Primeiro vestibular
Depois de aprovar as dependências, os primeiros projetos da Unimes para Araranguá foram anunciados. “A intenção é começar o atendimento no município ainda em dezembro, promover o primeiro exame vestibular já no dia 13 e iniciar o ano letivo em fevereiro de 2014. Estamos trabalhando nesse sentido. É preciso executar estruturar o pólo de apoio presencial, logística, realizar o treinamento dos servidores e providenciar a instalação de biblioteca, secretaria, além adequar às salas de aula”, explicou.
As tratativas entre Unimes e o município iniciaram no mês de abril. O vereador Rony da Silva, vice-presidente da câmara, foi um dos principais interlocutores deste projeto.
Opções de cursos
Entre os cursos de Ensino à Distância (Eads) que poderão ser oferecidos pela Unimes em Araranguá estão Serviço Social (Bacharelado), Letras (Licenciatura) e Docência e Pesquisa para o Ensino Superior, Educação Infantil, Educação Inclusiva e Psicopedagogia (Pós-Graduação).
Sandro Maciel saudou a eminente instalação da nova universidade. “A Unimes é bem vinda em nosso município. Trabalhamos para que a população tenha condições de melhorar o grau de instrução. Isto será decisivo para ampliar os conhecimentos, conquistar uma vaga no mercado de trabalho, investir num negócio próprio e valorizar-se ainda mais, melhorando a renda e qualidade de vida. A educação possibilita essa transformação”, destacou o prefeito municipal Sandro Roberto Maciel.