Prefeito faz balanço positivo das ações de 2014

Classificando 2013 como o período dedicado a elaboração de projetos e captação de recursos e o ano passado como a época das inaugurações de obras públicas que beneficiaram praticamente todas as comunidades, especialmente o interior de Araranguá, o prefeito municipal, Sandro Roberto Maciel revela que 2015 será o ano onde obras de grande porte serão concluídas e entregues para a população.

Qualidade de vida

De acordo com Sandro Maciel, uma série de as obras já foi iniciada, encontra-se em estágio de conclusão ou serão começadas no início de 2015. “O cronograma municipal de obras não para nunca. Através desse conjunto de benfeitorias, tenho certeza de que o governo municipal está contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas de diferentes faixas-etárias. Este é o nosso principal objetivo enquanto gestor,” observou. Entre as obras que estão em edificação, mencionou a primeira academia de saúde coberta do município, no bairro Jardim das Avenidas; a nova Escola Básica Municipal Jardim das Avenidas (onde são investidos R$ 4,2 milhões), o maior Centro de Convivência do Idoso da Região Sul, na avenida 15 de Novembro; além das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e de Água (ETA)

Educação

O prefeito comemorou ressaltou o bom relacionamento e a cumplicidade com o vice-prefeito Rodrigo Turatti e celebrou o avanço em várias áreas do governo municipal. Sandro Maciel citou a viabilização de investimentos na ordem de R$ 12 milhões para construções, reformas, ampliações de unidades escolares e em atividades de aprimoramento dos profissionais que atuam na área da Educação. “Sempre digo que em nosso governo, os recursos aplicados na Educação são encarados como investimento, não despesa. Através da educação de qualidade às pessoas podem melhorar sua renda, ajudar mais suas famílias e conquistar bons empregos. Este investimento que o município está fazendo repercutirá a médio longo/ prazo,”argumentou.

Esporte em alta

Já no setor esportivo, ele ressaltou a importância da prefeitura apoiar a retomada das Olimpíadas Interbairros (Olibar), destacou a volta do AEC – Araranguá Esporte Clube – aos gramados, celebrou a ampliação das escolinhas esportivas municipais e finalizou ressaltando a conquista do bicampeonato do JERVA – Jogos Escolares do Vale do Araranguá. “Estes números e o bom retrospecto são conseqüência do bom trabalho feito pela Secretaria Municipal de Esporte, do empenho dos atletas e professores e também do incentivo que a prefeitura garante. Enfim, graças ao esforço coletivo, 2014 proporcionou um saldo altamente positivo”, disse.

O início das obras

Em relação a 2015, Sandro Maciel afirmou que a expectativa sobre o esporte é ainda mais otimista. Segundo ele, o estádio municipal ficará localizado na antiga área do aeroporto, nos altos da Avenida 15 de Novembro e terá capacidade para abrigar até 3 mil torcedores, numa estrutura que inclui pista atlética, vestiários, salas de apoio e arquibancadas. “As obras iniciarão nesse ano e ficarão concluídas até dezembro ou no início de 2016. Depois de pronto, o estádio receberá jogos do Araranguá Esporte Clube (AEC). Com certeza essa infraestrutura possibilitará um salto de qualidade ao nosso representante no futebol regional e estadual. A força da torcida sempre foi uma das características do AEC”, ponderou.

Além disso, conforme o prefeito, a construção do estádio foi projetada para que a comunidade possa usufruir deste espaço, especialmente os estudantes que terão no esporte uma importante ferramenta para auxiliar seu desenvolvimento, explicou.

Mais de R$ 3 milhões

A obra do estádio municipal foi viabilizada com uma emenda parlamentar de R$ 3.160 milhões do deputado federal Jorge Boeira, mais o acréscimo de aproximadamente R$ 900 mil, que correspondem à contrapartida da prefeitura, explicou o prefeito municipal. Em 2014, o AEC sagrou-se campeão da 2ª divisão do Campeonato promovido pela Liga Atlética da Região Mineira (LARM) e, em conseqüência disso garantiu vaga para o Campeonato da 1ª divisão deste ano.

Volta ao profissionalismo

Ao escutar o prefeito Sandro Maciel falar sobre a construção do estádio municipal de futebol, o presidente do AEC, advogado Ramon Mattos não conteve a empolgação. Ele anunciou que, quando a obra tornar-se realidade, o Araranguá Esporte Clube garante presença no Campeonato Catarinense de Futebol Profissional da 3ª divisão. Estas afirmações geraram mobilização entre os milhares de torcedores do “Mais querido do sul”.

Torcida multiplicada

Já o fundador e primeiro presidente do AEC, Alzai José Euzébio, popular Baixinho da Brahma lembrou do bicampeonato da Copa Santa Catarina (1991/92). “O AEC nunca morreu. Era um gigante que estava adormecido e agora despertou. A torcida está multiplicada e mais animada do que nunca. Os bons tempos estão voltando”, disse, visivelmente emocionado. No Campeonato da 2ª divisão da LARM, a média de torcedores nos jogos do Araranguá oscilou em torno de 2 mil pessoas.