Nova ponte do Acesso Sul recebe aterramento

A Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está concluindo o aterramento da cabeceira situada no lado sul da nova ponte situada Estrada Geral Praia da Caçamba, sob o Rio Sangradouro. A antiga ponte de madeira está defasada, e embora ainda utilizada, já não atende a demanda local.

Nessa terça-feira pela manhã, dia 30, o secretário de Obras Albino Rezende de Souza; o secretário municipal de Administração, Fernando Marcelino e o secretário executivo de Obras, Alfredo Afrânio Ronconi estiveram conferindo o estágio dos trabalhos. “O aterramento da cabeceira garantirá sustentação adequada à estrutura da nova ponte. Essa questão é importante porque por ali passam muitos veículos, inclusive caminhões e máquinas agrícolas, cujo peso é enorme”, explicou Albino.

A edificação da nova ponte obedece um sistema padrão pré-moldado (kits de transposição de obstáculo). Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Paulo Roberto de Oliveira foram beneficiados com o recebimento destes kits os municípios atingidos por desastres naturais causadores de danos entre os dias 1º de janeiro de 2011 e 23 de agosto de 2013, que obedecem aos critérios apontados na Instrução Normativa nº 01/2013, da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

O kit modular pré-moldado para ponte tem 12 metros de extensão e cinco de largura, num investimento de aproximadamente R$ 70 mil. A contrapartida das prefeituras será a construção da base onde será montado o kit.

A ponte modular ao Acesso Sul está sendo implantada em parceria com o município de Balneário Arroio do Silva. Pelo acordo, cada cidade tem que providenciar o aterramento da base de sustentação situada em seu território, já que a ponte fica localizada na divisa geográfica entre as duas cidades.