Prefeito celebra investimentos na educação do município

Os R$ 12 milhões que a Prefeitura de Araranguá viabilizou para investimentos na Rede Pública Municipal de Ensino prometem qualificar ainda mais a educação dos 4.382 mil alunos que freqüentam as 42 unidades escolares mantidas pelo Município.

O prefeito Sandro Roberto Maciel não cansa de afirmar que, durante o atua governo municipal, as melhorias feitas no setor educacional são tratadas como investimentos, jamais como despesas. “Estamos desenvolvendo um projeto estrategicamente elaborado. Através da educação vamos contribuir para que a realidade de muitas famílias mude para melhor”, destaca.

Oportunidade para todos

Na opinião do prefeito, os resultados desse plano serão observador num médio longo prazo. “Tenho absoluta certeza de que com um elevado nível de instrução e formação, estes estudantes de hoje terão melhores oportunidades do mercado de trabalho e no mundo dos negócios. Mais qualificados, eles conquistarão bons postos de trabalho ou terão sucesso em seus negócios. Isso elevará a renda e oportunizará uma boa qualidade de vida”, ponderou.

Sandro Roberto Maciel observa que além de obras como a construção da nova Escola Básica Municipal Jardim das Avenidas (investimento de R$  3,4 milhões milhões), da nova escola Lagoa do Caverá, todas as 42 unidades escolares do município receberam melhorias. “Hoje, a Rede Pública Municipal de Ensino atende 4.382 crianças ou adolescentes, sendo 1.813 nos seis pré-escolares e 18 centros de educação infantil, 2.492 nas 18 escolas de ensino fundamental e mais 77 alunos que freqüentam a educação de jovens e adultos. Além disso, esta demanda cresce ano após ano, o que requer constantes investimentos”, argumentou.

Projetos e capacitação

Não bastassem os investimentos na infraestrutura física, Sandro Maciel salienta que a Prefeitura de Araranguá, por meio da Secretaria de Educação, mantém uma série de ações que superam a barreira das salas de aula.  Ele menciona, por exemplo, o incentivo aos cursos de qualificação, que frequentemente são proporcionados aos 554 profissionais da educação municipal.

E não é só isso, segundo o prefeito, o modelo de educação adotado pelo governo municipal na rede pública municipal de ensino é inclusivo, isto é, estimula os jovens a desenvolver melhor suas aptidões. Em conseqüência são viabilizados pela secretária Rosângela Casagrande e sua equipe diversos projetos educacionais como “Educar para a Sustentabilidade”, “Pacto Nacional na Educação Pela Idade Certa”, Atendimento Psicológico e “Musicalização na Educação Infantil”.