Apagam-se as luzes de mais um espetáculo do Natal Verão

Sucesso de público, o Natal Verão – edição 2014 – mobilizou milhares de pessoas, especialmente durante os dias 7 e 23 de dezembro, quando foram realizadas apresentações e eventos. As luzes natalinas e os adornos que enfeitam locais como a Praça Hercílio Luz, as rotatórias e avenidas começarão a ser desativadas a partir dessa segunda-feira, dia 13. A operação será realizada de maneira gradativa e planejada a fim de zelar pela preservação do material.

Ao avaliar o resultado do Natal Verão, o subsecretário municipal de Turismo e Cultura, Jair Anastácio destacou como ponto positivo a boa participação popular. “Todos os shows e caravanas culturais movimentaram a população. Na chegada do Papai Noel (que veio de barco pelo Rio Araranguá), no acendimento das luzes de Natal e na abertura da casa do Bom Velhinho, à cidade recebeu milhares de visitantes. Isso contribuiu para divulgar o potencial local e evidenciar a tradição desta festa, que celebra o nascimento do Menino Jesus”, afirmou.

Festa das famílias

O subsecretário também salientou que no show nacional com “Frei Rinaldo Stecanella e o Grupo Mensageiros de Cristo” atraiu muitas pessoas, mesmo que na data do evento, dia 27 de dezembro, houvesse muita chuva. “Durante o Natal Verão a Praça Hercílio Luz foi o ponto de encontro de muitas famílias. Esta realmente era nossa proposta, isto é, incentivar a união em nome da fé”, justificou Jair.

Mas nem todos os fatores do Natal Verão foram positivos. O subsecretário municipal de Cultura e Turismo, Jair Anastácio lamenta a destruição, danificação ou furto de muitos enfeites natalinos. “Infelizmente houve danos ao patrimônio público municipal. Várias peças de Natal foram furtadas, danificadas ou destruídas. Este material pertencia à comunidade e poderia ser reaproveitado nas próximas edições do evento. O mais lastimável nisso é que na maioria dos casos ocorreu vandalismo”, disse, referindo-se à falta de conscientização demonstrada por algumas pessoas.