Samae substitui hidrômetros em Araranguá

 

 

 

O Samae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto) do município de Araranguá está realizando a troca de hidrômetros antigos.  Márcio Macedo,   responsável pelo serviço de faturamento do Samae, explica que hidrômetro, também conhecido como “contador de água” é o aparelho que mede o consumo de água, seu funcionamento é padrão e os usuários podem acompanhar o consumo mensal. “Todos aparelhos tem números vermelhos e pretos. O Samae cobra a partir de 1000 litros, ou seja, um metro cúbico. Os números vermelhos são frações do metro cúbico. O  importante para a leitura são os números pretos. A leitura dos números pretos, menos a última leitura do mês anterior é o resultado do consumo do mês”, explica.

Ainda segundo Macedo, por volta de 1996 iniciou a colocação de hidrômetros em todos os lugares. “Muitos estavam com muito tempo de uso, quase 20 anos. Ao longo dos anos eles foram danificados ou reduziram o fluxo da água, em função de haver algum resíduo”, relatou.

Nesta campanha de modernização, quase todos os hidrômetros de 2004 a anos anteriores foram trocados. “Aproximadamente uns 20 ainda não foram trocados. Em 2013 foram 1265 unidades substituídas por novas e em 2014 foram 2645. Este ano, este serviço continua”, destacou Macedo.

A ligação da água potável feita nas casas necessita do hidrômetro, que é instalado pelo Samae. A ligação clandestina (gato), realizada pelo usuário pode ser considerada como crime de furto de água, conforme artigo nº155 do Código Penal. Segundo o assessor jurídico do Samae, Tiago da Rosa Teixeira, o decreto 6460/2014, estabelece o valor da multa por violação do cavalete ou hidrômetro em R$657,00 já a multa por violação do lacre do hidrômetro é fixada em R$328,91. “O artigo 3º do referido Decreto dispõe sobre a reincidência na violação, ou seja, caso ocorra novamente o desvio de água, haverá acréscimo de 100% no valor da primeira violação e assim, sucessivamente”, afirma.

O diretor Geral do Samae, Everson Casagrande, afirma que esta ação de substituição é a garantia de bons serviços prestados pelo Samae. “O interesse neste serviço é a satisfação da população e o uso racional da água”.