Acessos a Orla Marítima serão novamente fechados por determinação judicial

Turistas e munícipes acostumados em passar o verão em Balneário Morro dos Conventos, aproveitar as belezas naturais oferecidas pela Cidade das Avenidas, terão que se habituar com algo que já acontece em outras praias e que já foi debatido no ano passado. Por determinação judicial, será proibido o acesso de veículos à orla marítima.

No ano anterior, o governo do município atendeu a determinação da Justiça Federal, colocando mourões e porteira. Mesmo assim, por um período, a circulação de veículos na beira da praia estava acontecendo, mas agora, a justiça determinou  que seja proibido novamente.

De acordo com o procurador Geral do município, Thiago Turelly, caso não cumpra a determinação o município receberá multa. “Temos cinco dias para cumprir a liminar, caso contrário, a multa é de R$500 por dia”, explicou.

Reunião para debater soluções

Em função desta nova determinação judicial, o prefeito em exercício, Rodrigo Turatti, procurador Geral, Thiago Turelly, secretária de Governo, Maria Aparecida Costa (Cida), superintendente da FAMA, Paulo Simon, procurador jurídico da FAMA, Marlon Carvalho, secretário de Administração, Fernando Marcelino, secretário de Obras em exercício, Alfredo Afrânio Ronconi, diretor de Trânsito e Defesa Civil, Paulo Roberto Oliveira, secretário de planejamento, Everton José da Silva, estiveram reunidos no 19º Batalhão de Polícia Militar e solicitaram ao Major Maike Adriano Valgas apoio na fiscalização até que se consiga reverter a situação, caso seja possível.

Segundo o prefeito em exercício, Rodrigo Turatti, a operação de fechamento será realizada na próxima semana. “Estamos cumprindo uma decisão judicial. Por este motivo, todos os dias, um funcionário da prefeitura vai realizar a fiscalização, até que se julgue um novo recurso e quem sabe a situação seja revertida”, relatou.

O superintendente da FAMA, Paulo Simon, lembrou que o Projeto Orla está em andamento no município e poderá contribuir com o planejamento destas áreas.

Operação de verão contribuirá com fiscalização

De acordo com o Major Maike Valgas, o efetivo policial é insuficiente. “Estamos à disposição. Enquanto estamos realizando a operação veraneio, teremos viatura disponível, que já realiza trabalhos no local. Mas a partir de março a viatura é deslocada para a área central, até porque as escolas voltam a funcionar e o movimento é grande”. O major orientou também que caso ocorra depredação, seja fotografado e registrado boletim de ocorrência.

Placas indicativas também serão colocadas

O procurador Geral, Tiago Turelly, destaca ainda que serão colocadas placas de sinalização.”Proibido tráfego de veículos e informando que esta é uma decisão de ordem judicial e não do município serão colocadas para informar a população da situação”.

Serão implantados, a partir de segunda-feira, mourões em toda extensão da orla. Para a população que admira, respeita e se preocupa com a preservação do Morro dos conventos, esta é uma ação necessária.