Araranguá no caminho do desenvolvimento turístico

 

 

 

Conhecida como a Cidade das Avenidas, Araranguá também se destaca pelas belas paisagens, principalmente em Balneário Morro dos Conventos e Balneário de Ilhas. Como explorar de maneira consciente e eficaz o turismo na cidade é um desafio para o governo do município.

De acordo com o subsecretário de Cultura e Turismo, Jair Anastácio, desde que este governo assumiu, alguns passos importantes já foram dados, no sentido de amenizar a grande deficiência gerada  por mais de 20 anos que o município tem neste setor, que  tem uma grande demanda. “A primeira ação foi tornar a balsa gratuita, era uma reclamação grande, tanto dos moradores como dos turistas. Queremos pensar o turismo de Morro dos Conventos e de Ilhas. A balsa gratuita foi uma forma que o município encontrou para tornar possível o acesso entre estes dois locais sem onerar o bolso das pessoas”, destaca.

Posteriormente, a compra de um rebocador foi realizada no intuito de garantir a eficiência do transporte gratuito na balsa. “Mesmo com a balsa gratuita, constantemente nós enfrentávamos problemas. Com a compra do rebocador, não tivemos reclamações nesta temporada com a falta de funcionamento da balsa, com exceção quando foram problemas naturais”, explica Anastácio.

Verão diferenciado

Antes de iniciar a temporada de verão, foi realizado também uma força tarefa no Morro dos Conventos para tornar a praia preparada para receber os turistas. “Fizemos trabalho de limpeza das ruas, revitalização de toda iluminação pública das ruas e da orla marítima, não houve problemas com falta de iluminação. Foram instaladas lixeiras novas na rua principal e em toda extensão da orla, inclusive com caráter sustentável. Foram construídas duas passarelas que serve como lugar de descanso, para as pessoas apreciarem a paisagem, as belezas naturais”, ressalta o subsecretário.

Eventos voltados para os veranistas

Ainda segundo Anastácio, foi investido também em eventos como  o reveillon, carnaval, além da parceria com a subsecretaria de Esportes. “Todo final de semana da temporada realizamos eventos para turistas, veranistas locais. Como por exemplo corrida rústica, festival de parapente, passeio ciclístico, atividades a beira mar como vôlei, futebol, zumba, taco, bocha, slackline”.

A subsecretaria também se preocupou em distribuir e tornar público um material confeccionado em parceria com a AMESC. “Um deles é um calendário de eventos da cidade, onde consta todos eventos oficiais do município e um guia gastronômico e de hotelaria da cidade. No mês de janeiro distribuímos e deixamos nosso contato para que qualquer dúvida possam nos procurar. O município também investiu fortemente na sinalização turística das praias, no próximo ano pretendemos investir mais em Balneário de Ilhas”.

Araranguá terá Centro de Atendimento ao Turista

Uma outra novidade é que o município deseja inaugurar o CAT, Centro de Atendimento ao Turista. “Será itinerante, no verão estará no Morro dos Conventos, quando tiver eventos como o Araranguá Fest, estará neste local, no Natal Verão estará no Centro, com uma pessoa habilitada para receber os turistas”, diz Anastácio.

Outras ações paralelas e importantes também estão sendo realizadas, como o Plano Municipal de Turismo, uma exigencia do governo Federal que o município está se adequando e a reativação do Comtur – Conselho Municipal de Turismo. “Estamos aguardando a análise da procuradoria do município para efetivar em Araranguá”.

A diretora de Turismo, Danielle Leite, destaca também que será lançado um vídeo promocional sobre o turismo de Araranguá. “Provavelmente será apresentado no Araranguá Fest. É o projeto Sem Fronteiras, que mostra pontos turísticos, gastronomia, faz um resgate histórico e cultural da cidade”.

Com a cidade em desenvolvimento, muitas ações estão sendo pensadas, programadas e planejadas para que as demandas da área do turismo sejam atendidas e cada vez mais esta seja uma ótima opção para quem mora e quem visita.