Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao programa do Governo Federal

Por Natália Silveira – Jornal Enfoque Popular

No mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá aderiu ao programa Mais Médicos do Governo Federal. O intuito é fortalecer a implementação da atenção básica de saúde de cada município contemplado.

A Secretaria de Saúde de Araranguá foi contemplada com quatro médicos. Três pelo Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), que são contratados pelo período de um ano e tem oportunidade de estudar especialização em saúde da família, além de que podem utilizar esse período de estudo para pontuar em diversas provas e residências médicas. Um dos quatro veio através do programa Mais Médicos para o Brasil, que são contratados por três anos, tem direito ao mesmo período de estudos que os do Provab, mas são médicos que estudam ou são de outros países.

No dia 02 de março, iniciaram atividades, onde os novos médicos passaram por um período de conhecimento a Secretaria Municipal de Saúde e foram orientados sobre o processo de trabalho, onde cada setor recebe os médicos e mostram a dinâmica de trabalho. Segundo a coordenadora da atenção básica, essa é uma ação desenvolvida sempre que realizam uma nova contratação, mas também é uma orientação do programa que seja realizada. Essas atividades aconteceram do dia 02 ao dia 05.

Hoje, 05, os quatro médicos estão conhecendo as Unidades Básicas de Saúde de destino e na próxima segunda-feira, 09, iniciam os trabalhos. Eles são contratados 40horas semanais e tem direito a 08horas para se dedicar aos estudos da área em que, segundo a coordenadora, atuam para aprimorar e aperfeiçoar a saúde do município.

As Unidades Básicas de Saúde que serão contempladas são Hercilio Luz, Polícia Rodoviária, Morro dos Conventos e Sanga da Areia.

“A atenção básica do município é referência para o extremo Sul, e tem um desempenho muito bom nas avaliações do PMAQ. O intuito do programa Mais Médicos é fortalecer as ações nos atendimentos para nossas famílias”, disse a secretária de Saúde, Rosane Kochhann.

Segundo Rosane, a realidade do município é de médicos em todas as Unidades de Saúde. São 15 profissionais atendendo em todos os bairros, dois médicos para reforço e férias, sendo que essa é uma ação não desenvolvida por nenhum outro município da região, três pediatras e um específico para o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

A coordenadora comenta que quando a Secretaria recebe visita de outros colegas, relatam que o atendimento da SMS é diferenciado por ser ingeriram, acolhedor, assistencial e humanizado.