Prefeito Sandro Maciel recebe deputado federal Pedro Uczai e comitê pró-implantação do Curso de Medicina em Araranguá
Uma importante reunião no gabinete do prefeito Sandro Maciel, no final da tarde de sexta-feira dia 17 de abril e que contou com a presença do deputado federal e atual presidente da comissão parlamentar catarinense na câmara federal, deputado Pedro Uczai, diretor geral do campus da UFSC de Araranguá,Paulo Esteves, secretárias municipais da Educação, Rosangela Casagrande, da Saúde, Rosane Kochann e de Governo Maria Aparecida Costa, representante da ACIVA, Evelyn Elias, coordenadora do curso de Fisioterapia da UFSC, professora Núbia Carelli, coordenadora do Programa Estratégia da Saúde na Família (ESF), enfermeira Lilian V. Nolla da Silva e a chefe de gabinete Marilea Paulino; tratou de assuntos com relação à implantação do Curso de Medicina na UFSC de Araranguá.
Compromissos assumidos
Conforme o deputado federal Pedro Uczai adiantou, para implantação do curso, a partir de 2016, três metas devem ser cumpridas num curto espaço de tempo que são: Buscar parceria com o Hospital Regional de Araranguá, HRA, ou outra instituição da região para que se transforme num hospital-escola; Audiência entre a reitora da UFSC e da UNISUL para definir a questão da acessibilidade nos prédios do campus local e negociação da compra do prédio em definitivo para a UFSC . Uczai também pediu para que seja lançado edital para contratação de professores e técnicos, bem como o concurso vestibular de Medicina de preferência para o mês de julho de 2015.
O deputado que tem sido um defensor do projeto de implantação do Curso de Medicina, enfatizou da importância do cumprimento destas metas que o curso seja uma realidade. Disse que no mesmo patamar de Araranguá está o campus de Curitibanos. O atual diretor do campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Araranguá, Paulo Esteves, disse que a expansão da universidade está sendo muito rápida, que o campus já recebeu equipamentos para o laboratório e curso de Fisioterapia e que há necessidade de mais espaços para o bom andamento das atividades. O deputado Pedro Uczai disse que as negociações com, a UNSUL estão bem adiantadas e que num prazo de 30 dias deverá se consolidar a compra do prédio pela UFSC. O prefeito Sandro Maciel se comprometeu em buscar o apoio do Governo do Estado, através do secretário de Saúde, João Paulo Kleinubing, para que o HRA – hoje administrado pela SPDM, abra as portas para o curso. Não havendo acordo outros hospitais serão consultados. De acordo com Uczai, os hospitais-escola poderão estar localizados num raio de 100 km do local do curso. “Com a implantação dos hospitais-escola, ganham as comunidades porque terão médicos residentes e investimentos do governo federal”, afirma o deputado.
O prefeito Sandro Maciel avaliou o encontro como produtivo. “Foi muito importante para definirmos metas para que possamos consolidar esse sonho que é de instalar o curso de Medicina em Araranguá”, finalizou.
Fique sabendo
No momento o Campus da UFSC de Araranguá oferece quatro cursos de graduação: Fisioterapia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Engenharia da Energia e Engenharia da Computação, além de cursos de pós-graduação.