Semana da Criatividade revela talentos no CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, da Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá, através de terapias ocupacionais tem conseguido evitar que pacientes que em outras épocas eram tratados em manicômios terem uma vida absolutamente normal. “Aqui eles tem suas próprias regras, assembléias todo mês e participam de atividades como pinturas, horticultura, artesanato entre outras terapias”, destaca a coordenadora Fabiane Tierling Nazário.

Mais saúde mental

Dona Terezinha Alves, demonstra sua felicidade em participar das oficinas do CAPS. “Para mim que faz nove anos que estou aqui minha vida mudou para melhor. Na época estava muito mal, internada numa clínica e passei a me tratar com o doutor Marcelo e minha vida melhorou, tomo os remédios certos, tenho amigos, hoje estou feliz porque encontrei o CAPS”, fala.

Nesta semana que antecede ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, na segunda-feira, 18 de maio, os pacientes se reúnem pela manhã para fazer cartazes, pintura de camisetas e almoçar juntos. É como se fosse uma família com pessoas convivendo com os mesmos desafios em busca de uma vida com saúde mental e longe de manicômios. A luta continua!