Semana de Ações de Combate ao Tabagismo encerra com sucesso

Cumprindo a tarefa confiada pela Subsecretaria de Políticas Públicas sobre Drogas do Governo Municipal, como parte da Semana de Combate ao Tabagismo, quatro escolas municipais de Araranguá: João Matias, Nova Divinéia, Otávio Manoel Anastácio e Jardim das Avenidas, demonstraram muita criatividade nos trabalhos sobre o fumo.

Na EMEB João Matias, do bairro Coloninha, os alunos fizeram uma coreografia com a paródia da música O que é que a Baiana Tem que virou “O que é que o cigarro tem” composta pela professora Senhorinha das Graças Baesso.

Um monstro inflável, com uma caverna em seu interior, onde frases de efeito sobre as conseqüências do cigarro levando a pessoa a contrair doenças e por fim a morte, máscara do pânico entre outras criaturas demonstrando os malefícios do fumo faz. Este foi o trabalho dos alunos e professores da EMEB Nova Divinéia do bairro do mesmo nome.

O trabalho envolveu os alunos do 9° ano, primeira e segunda séries, coordenados pelas professoras Melissa Dallagnol , Natália Borges e Luisa helena. “Foi muito legal o projeto porque assim a gente pode alertar as pessoas do risco que o cigarro causa para a saúde”, afirma a aluna Paloma. Para a aluna Caroline, “foi interessante porque tem que ter uma iniciativa para parar de fumar porque além do risco da própria vida o fumante põe em risco outras vidas de quem não é fumante”, disse.

A Subsecretaria sobre Drogas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Governo de Araranguá, concluiu com muito sucesso a programação da Semana

O filtro da fuligem

Professores e alunos da EMEB Otávio Manoel Anastácio do bairro Jardim Cibeli, tiveram a idéia de produzir um pulmão, com uma parte saudável (na cor vermelha) e a outra em preto (tomado pela fumaça que o cigarro produz). “Pensamos na parte do corpo humano que é a mais afetada pelo fumo que é o pulmão, procuramos passar aos alunos todas as informações sobre os malefícios do cigarro em nosso organismo e a idéia do monumento”, revelou as professora que coordenou o projeto, com total apoio do diretor Francisco Manoel Cesário, o professor Chico.

O “monumento” que foi colocado dentro de um aquário de vidro e estará em exposição na Praça Hercílio Luz, durante a Semana do Meio Ambiente. “

A subsecretária de Política sobre Drogas, Priscila Laurindo Pessi e sua assistente Débora, aproveitaram para tirar fotos nos cenários produzidos pelas escolas. “Parabenizo a todos os educandários que assumiram este compromisso de trocar informações com seus alunos e fazer belos trabalhos que muito contribuirão na luta contra o tabagismo”, finaliza Pessi.