Prefeito, vereadores e lideranças prestigiam inauguração da ponte Anita Garibaldi
O prefeito de Araranguá Sandro Roberto Maciel, liderou uma comitiva de vereadores e lideranças de Araranguá, na manhã desta quarta-feira, 15, para acompanhar os atos inaugurais da ponte Anita Garibaldi, em Laguna; com a presença da presidenta Dilma Rousseff, governador do estado Raimundo Colombo, ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores, entre outras centenas de autoridades.
A cerimônia realizada no setor norte da ponte, teve início às 11h15min. Em seu pronunciamento a presidenta Dilma disse que a ponte é um exemplo de superação de obstáculos e uma referência e um símbolo para todo o país. “O Brasil que queremos é um Brasil que de fato trabalha, que constrói, que enfrenta as dificuldades e que supera os desafios”, disse Dilma. A presidenta fez referência também a todos os trabalhadores envolvidos na construção, que definiu com “um desafio de engenharia”. Fez, ainda, uma homenagem à catarinense Anita Garibaldi, que batiza a ponte e foi citada por Dilma como “um exemplo da corajosa mulher brasileira”.
Sonho realizado
Para o prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel, a inauguração da ponte é a realização de um sonho. “Uma obra feita com muita rapidez, superando a burocracia das licitações e licenças ambientais e uma obra de infraestrutura e beleza incomparável. Sem dúvida é uma alegria ver a presidenta Dilma inaugurando esta importante obra que vai desafogar o tráfego da BR-101 e alavancar o sul do estado”, afirma o prefeito.
O vereador Ozair Banha da Silva, ressaltou o ato inaugural como um evento extremamente importante, com grande número de pessoas e autoridades prestigiando. “É uma obra que vai ajudar muito a nossa região, agregar ao turismo e crescimento econômico. Gostei do discurso da presidenta que assumiu compromissos com SC. É o estado e o Brasil que ganham, porque mesmo com as dificuldades enfrentadas o governo está dando uma resposta com obras estruturantes”, disse Banha. O vereador Adair Jordão, líder do governo no legislativo, viu o ato inaugural da ponte de Laguna como um sucesso. “Essa obra ser concluída em apenas 3 anos, demonstra o compromisso da presidenta com a nossa região e sul do país. A construção da ponte era há muitos anos esperada e o governo buscou a solução desse gargalho”, concluiu. O coordenador regional do Partido dos Trabalhadores, Alex Sandro Bianchin também prestigiou a cerimônia inaugural da ponte Anita Garibaldi.
Ponte Anita Garibaldi
A estrutura de Laguna é a maior ponte estaiada (suspensa por cabos) em curva do Brasil, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). São 2.830 metros de comprimento. O vão central tem 400 metros e é suspenso por cabos de aço presos em dois mastros (cada mastro com 63 metros de altura). A largura total é de 25,3 metros, com pista dupla nos dois sentidos e acostamento. Foram investidos cerca de R$ 775 milhões na obra por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.