4ª Conferência do idoso vai debater participação, direitos, financiamento e ações

 

 

 

O Conselho Municipal do Idoso, em parceria com o Governo do Município de Araranguá, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, realiza na tarde desta terça-feira, 28 de julho, a partir das 13 horas, no Clube Amizade a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa – Etapa Municipal. O tema da conferência é “O Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as idades”. O evento contará com palestra da Assistente Social Mirella Rocha.

 

Valorização da Pessoa Idosa

Uma das conquistas do idoso nos últimos dois anos e meio foi em Araranguá foi à reativação do Conselho Municipal do Idoso. O órgão que conta com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, conta com a presidência da senhora Soraia Deolindo e mantém encontros mensais na busca a constituição do Fundo Municipal do Idoso. “A conferência será o momento de inserir novas propostas e discutir os programas, projetos e ações, por isso é importante que os idosos participem”, frisa. O governo do município também está construindo o maior Centro de Convivência do Idoso da região sul, nas proximidades do IFSC, para atender aos idosos do CIARTI e Clubes de Mães de Araranguá. 

 

Ocupar os espaços públicos

 

Aos 67 anos, o professor Tadeu Mello é um exemplo de alguém que está preparado para a terceira idade. “Gosto mesmo é de pedalar e a melhor maneira das pessoas idosas aproveitarem os espaços públicos é virem a praça, praticarem exercícios nas academias ao ar livre ou trazerem os netinhos para brincar”, disse o sexagenário professor, enquanto acompanhava o neto Kadú nos brinquedos do Playground da Praça Hercílio Luz.  

 

Mais vagas para estacionamento

 

Com a implantação do Estacionamento Rotativo na cidade, os idosos de Araranguá conquistaram 51 vagas e os portadores de necessidades especiais mais 30. “ Antes as vagas praticamente inexistiam e ficavam em frente aos bancos, órgãos públicos ou estabelecimentos comerciais”, afirma o chefe de serviços do Departamento de Trânsito, José Luis Farias, mais conhecido como Chero.

 

Eixos Temáticos da Conferência do Idoso:

1-    Gestão: Programas, Projetos e Ações;

2-    Financiamento;

3-    Participação

4-    Sistema de Garantia de Direitos Humanos.