Festa do Agricultor: Evento no centro da cidade destaca o trabalho do homem do campo

Os agricultores araranguaenses tornaram-se os protagonistas de uma grande festa realizada no coração da Cidade das Avenidas, na Praça Hercílio Luz. Na nona edição, a Festa do Agricultor, antes realizada no salão paroquial da Igreja Sagrada Família, no bairro Cidade Alta, propôs um novo formato para estreitar os laços entre a população urbana e rural, reunindo milhares de pessoas, nos últimos dias 7 e 8, sexta e sábado.

A iniciativa agradou os produtores. “Cada vez mais as pessoas estão percebendo a importância da agricultura. Foi bom trazer a festa para o centro para que todos saibam de onde vem o alimento e que sem esta integração do agricultor com o comerciante e população, a cidade não sobrevive”, destaca o agricultor José Euclides Destro, 64 anos, morador da comunidade de Sanga do Marco, e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araranguá. O produtor de fumo, Silverio Figueiredo Roque, 38 anos, da comunidade de Barro Vermelho também aprovou a festa e gostou da receptividade da população. “Nós agricultores fomos muito bem acolhidos e a ideia de trazer a festa para este local foi importante para que todos pudessem conhecer melhor o nosso trabalho”, conta o agricultor que também iniciou recentemente a produção de melancia como alternativa em relação ao fumo.

Além do local, outro diferencial da 9ª Festa do Agricultor, foi a realização conjunta com a 4ª Feira de Agricultura Familiar do Extremo Sul Catarinense, a Expo Feira, iniciativa da Epagri. Na feira, os agricultores familiares dos 15 municípios da Amesc puderam expor e comercializar os mais variados produtos. Os eventos foram realizados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Regional de Araranguá (CMDR), Prefeitura de Araranguá, e Governo do Estado de Santa Catarina, através da Epagri, além do apoio de entidades e dos oito polos araranguaenses, em que as comunidades rurais são divididas. “Avaliamos o evento como positivo. O tempo também colaborou e nós só temos a agradecer a todos os agricultores que participaram e aqueles se envolveram na realização do evento”, diz o diretor municipal de Agricultura, Douglas Martins Michels.

A programação

Durante os dois dias de festa, várias foram as atividades programadas. Na sexta, 7, teve a abertura da Expo Feira e também o início oficial dos eventos com a presença de autoridades dos municípios da Amesc, incluindo o prefeito Sandro Maciel, escolha da rainha e princesas da Festa do agricultor, e encerramento com o show do cantor Everton Ferraz. Foi escolhida como Rainha, a jovem Vitória Alves Pereira, representante do Polo 7, que envolve as comunidades de Polícia Rodoviária, Ranchinho, Santa Catarina,  Fundo Grande,  Sanga da Areia e Campinho.  Caroline Maria Cristiano foi eleita a 1ª Princesa, representando o Polo 3, das comunidades de Volta Curta, Santa Rosa de Lima, Sangradouro, Canivete, Manhosos, Canjiquinha e Morro dos Conventos. Já a 2ª Princesa foi Amanda Gonçalves, do Polo 2, das comunidades de Barra Velha, Hercílio Luz, Lagoa Mãe Luzia, Morro Agudo e Ilhas.

Na manhã de sábado, 8, em torno de 100 máquinas agrícolas desfilaram pela principal avenida de Araranguá, a Sete de Setembro. A saída ocorreu em frente a Praça da Igreja Sagrada Família, no bairro Cidade Alta, com chegada no centro da cidade. Após o desfile, na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, o padre Zeca celebrou a Santa Missa do Agricultor, organizada pelo Polo 6, que engloba as comunidades de Sanga do Marco,  Volta do Silveira e Forquilha Grande (Margem Esquerda), e cantada pelo Coral Menino Deus. Em seguida, o almoço festivo contou com a presença de mais de mil pessoas e apresentação da Banda Municipal de Araranguá. Após o almoço, novos conselheiros do CMDR formam empossados. Antes do encerramento da Expo Feira, ainda houve sorteio de brindes e show com a banda Pacote Sertanejo.

Posse do CMDR

Um dos momentos aguardados da Festa do Agricultor era a posse da nova diretoria do conselho. O CMDR é formado pelos oito polos do município e 15 entidades. O novo presidente eleito, Manoel Francelicio Pedrozo, espera contar com a participação dos demais membros eleitos. “Este é mais um desafio que agora espero contar com os agricultores nas reuniões e que participem das atividades a fim de apresentarmos nossas reivindicações ao pode público”, relata o presidente ao lembrar que mais da metade da arrecadação de Araranguá vem justamente da agricultura.

Durante o ato de posse, o prefeito Sandro Maciel recebeu do CMDR a pauta de reivindicações dos agricultores com o objetivo de incentivar e melhorar cada vez mais a agricultura local. “Desejo êxito ao novo conselho e estarei sempre observando as reivindicações de vocês. Todas as demandas apresentadas estarão na nossa mesa para tratar com carinho cada reivindicação”, discursou o prefeito ao destacar projetos importantes para o município. “Dentre as reivindicações, temos algumas já colocadas em prática e outras a melhorar, como é o caso da coleta de lixo que já chegou a mais comunidades e que podemos avançar. Vamos trabalhar também para que chegue água em 100% da comunidade rural”, comentou.

A nova direção do conselho foi eleita para o biênio 2015/2017.

Confira mais fotos no link: https://goo.gl/Ac0FNW