Acadêmicos de fisioterapia da UFSC vão a campo conhecer o Sistema Único de Saúde

Durante três dias desta semana, acadêmicos do 8º semestre do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Araranguá, poderão ampliar o conhecimento em relação ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), e estrutura da Saúde no município. Esta é uma parceria da administração municipal, através da Secretaria de Saúde, com a reitoria da UFSC

Na manhã desta terça, dia 11, os estudantes estiveram na Unidade Central Bom Pastor e conversaram com secretária interina de Saúde, Rosane Kochhann. “O trabalho de campo dos estudantes vai ao encontro dos esforços da nossa secretaria e do prefeito Sandro Maciel em unir forças para que os cursos da área da saúde venham a somar para o município na rede pública de saúde”, destaca a secretária. A iniciativa tem como objetivo vincular o conhecimento acadêmico com o SUS. “Através deste conhecimento esses alunos podem interessar pelo SUS e atuar na rede pública a serviço da fisioterapia”, acrescenta Rosane.

Palestras na área de fisioterapia foram ministradas aos alunos por profissionais da secretaria. A fisioterapeuta Karine Mondo tratou sobre a fisioterapia ambulatorial, a coordenadora do Núcleo de apoio a Saúde da Família (Nasf), Amanda Machado , falou sobre o Núcleo, e a fisioterapia domiciliar e o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) foram temas palestrados pelas fisioterapeutas Roberta Espíndola e Camila Zapala, respectivamente.

Nesta quarta, 12, os estudantes retornam à Unidade Central Bom Pastor, para conhecer o sistema de regulação do SUS, E-SUS, Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), e produção dos atendimentos. E na sexta, 14, a visita de campo será na Unidade Básica de Saúde do bairro São José para conhecer o local e interagir com a equipe de trabalho da unidade.

Para a fisioterapeuta Amanda Machado a avaliação do primeiro dia de estágio foi positiva. “Os alunos se mostraram bastantes interessados em conhecer a estrutura da secretaria, como funciona a rede pública e acredito que foi um dia muito produtivo”, relata.