Campanha contra poliomielite já atinge 60% de imunização
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite segue até a próxima segunda dia 31. Dados da secretaria de Saúde de Araranguá apontam para a imunização de 2272 crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, público alvo da campanha. Este número representa 60,34% do total de 3765 da população infantil que precisam tomar a vacina contra a pólio. A meta é chegar a 95%. O relatório parcial do município data da manhã desta terça, dia 25.
A imunização é realizada em todas as salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade Central de Saúde Bom Pastor. Nas UBS de Sanga da Areia; Sanga da Toca; Polícia Rodoviária; Mato Alto e Lagoão; Jardim Cibele; Urussanguinha, Cidade Alta; Divineia e Alto Feliz; Jardim das Avenidas; Coloninha; Vila São José; Morro dos Conventos; e Hercílio Luz, o horário das vacinas é das 7h30min às 12 horas e das 13h às 16h30min. Já para tomar a gotinha na Unidade Central de Saúde Bom Pastor, os pais ou responsáveis devem levar as crianças entre 7 e 13 horas.
A enfermeira e coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica e Imunização, lembra que não há registros mo Brasil de casos de pólio, também conhecida como paralisia infantil, desde o início da década de 1990, porém, ressalta a necessidade da prevenção. “No mundo, falta erradicar a doença no Afeganistão e Paquistão. As campanhas são realizadas para evitar que o vírus da pólio se reintroduza no Brasil. E única forma de imunização é través da vacina”, ressalta a coordenadora. Além da vacinação contra a poliomielite, a secretaria de Saúde também realiza uma campanha multivacinação para colocar as vacinhas das crianças em dia. Portanto, a coordenadora pede atenção aos adultos para não esquecer da carteira de vacina dos pequeninos para atualização.