Secretaria de Saúde discute mutirão de exames

Pacientes à espera de exames de média e alta complexidade, como ressonância magnética, ultrassom e cintilografia serão amparados pela Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá. O mutirão será custeado por recursos que o município foi contemplado em 2013, pelo Governo do Estado, mas que somente este ano foi pago. O pacto firmado na ocasião previa a destinação mensal de R$ 18,6 mil para atendimentos de média e alta complexidade, porém, a secretaria receberá apenas cinco parcelas referentes ao ano de 2014, sem previsão de receber as demais parcelas. Contudo, independente do recebimento de verbas estaduais, o município também vem realizando estes tipos de exames, mensalmente, com recursos próprios.

Com os recursos destas cinco parcelas, a equipe da Secretaria de Saúde irá utilizar na realização de exames já formalizados através do programa tratamento Fora de Domicílio (TDF). “Os pacientes que já estão cadastrados no TDF e que estão regulados pela equipe de controle e avaliação da secretaria serão atendidos pela ordem de prioridade e necessidade, onde há situações que comprometem a vida. Por isso serão feitos exames para aqueles pacientes que tenham justificativa clínica”, ressalta a secretária interina de Saúde, Rosane Kochhann.

O médico e auditor Elmerson Caldas Pitrowsky explica que a regulação para os exames não é negada e, sim, priorizada. “A regulação depende da qualidade das informações prescritas. Aqueles exames que não atendem aos critérios para o procedimento voltam para o médico que fez a solicitação até que sejam cumpridos os requisitos”, relata o médico. O mutirão deverá iniciar a partir do dia 10 e a equipe da secretaria discute o agendamento dos exames com clínicas de Araranguá e Criciúma. A secretária explica que o deslocamento a Criciúma só será realizado aos pacientes que apresentarem necessidades para a viagem. “Apenas em casos especiais que o município poderá disponibilizar uma ambulância”, afirma Rosane.

O prefeito Sandro Maciel aprovou a utilização dos recursos com o objetivo de humanizar o atendimento aos pacientes mais necessitados. “É importante que se desafogue a lista de espera para a realização de exames no nosso município. Isso humaniza o atendimento e beneficia aqueles que necessitam da prioridade no atendimento”, destaca o prefeito.